Marcos Lisboa

Economista, ex-presidente do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005, governo Lula)

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Lisboa
Descrição de chapéu inflação juros copom

Que raposas são essas que prejudicam futuros chefes?

Autonomia do BC e gestão pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recentemente, o Congresso aprovou a lei de autonomia do Banco Central. Se tudo der certo, não haverá grandes mudanças na política monetária, só maior segurança de que a inflação permanecerá sob controle.
Autonomia não significa independência. As metas a serem perseguidas pelo BC continuam sendo determinadas pelo governo eleito, e seus dirigentes podem ser demitidos caso fracassem em atingi-las.

Como escrevi na última coluna, entretanto, temo que a redação da lei possa levar a questionamentos por parte dos órgãos de controle, comprometendo a gestão monetária.
Houve críticas à lei de autonomia que, contudo, combinam desconhecimento sobre o tema com julgamentos precipitados.

Guilherme Boulos escreveu, nesta Folha, que o BC estaria capturado pelo mercado. Muitos de seus dirigentes, incluindo presidentes, trabalhariam, antes e depois do cargo oficial, em bancos privados. “Porta giratória”, sintetizou.

“Bem, imaginem alguém, em qualquer área, com a função de fiscalizar seus ex-chefes e futuros chefes. Teria alguma isenção para contrariar interesses em nome do que é melhor para o país ou para o povo?”
“A autonomia do BC institucionaliza essa entrega do galinheiro nas mãos das raposas.”

Os fatos, no entanto, desmentem a conclusão de Boulos. A atual gestão do BC tem feito reformas que ampliam a concorrência no sistema financeiro. O resultado é o crescimento das Fintechs. A criação do PIX desconcertou bancões.

O valor de mercado de alguns bancos caiu bem mais do que o índice Bovespa em 2020. Tornou-se lugar-comum falar sobre seu declínio. Que raposas são essas que prejudicam seus “futuros chefes”?
Arminio Fraga instituiu o bem-sucedido modelo de metas de inflação, conduziu reformas que ampliaram o acesso ao crédito e criticou a compra da XP pelo Itaú.

Henrique Meirelles zelou pelo controle da inflação e coordenou a reação à crise de 2008.

Ilan Goldfajn iniciou a gestão monetária que resultou na menor taxa de juros desde o plano Real, sem comprometer a estabilidade dos preços. Além disso, retomou a agenda de reformas para reduzir o spread bancário.

Qual mesmo a evidência de que trabalharam a favor de grandes bancos?

O descontrole da inflação na última década ocorreu no governo Dilma Rousseff. Curiosamente, Boulos não citou os responsáveis pela gestão monetária que mais prejudicou o país no período. O presidente do BC à época era um servidor público, e não foi trabalhar em bancos privados depois do governo.

Devem-se discutir os detalhes da lei de autonomia e seus possíveis impactos. Acusar pessoas e atacar reputações, porém, requer provas.

Já tem gente demais ocupando gabinetes do ódio.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.