Marcos Augusto Gonçalves

Editor da Ilustríssima, formado em administração de empresas com mestrado em comunicação pela UFRJ. Foi editor de Opinião da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Augusto Gonçalves
Descrição de chapéu
PIB Banco Central

Economia vai bem melhor do que previam especialistas

Vitórias de Haddad e indicadores contrariaram pitonisas informadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na visão de analistas e de economistas de instituições financeiras, 2023 começou como um desastre anunciado. Nuvens carregadas prefiguravam para o ano um cenário de estagnação do PIB, inflação resistente em alta, juros futuros ascendentes e descontrole governamental, com ameaçador retorno aos padrões mais preocupantes do passado.

Ainda em março, as expectativas da maioria dos entendidos, não a simples opinião, continuavam bastante negativas. E equivocadas. A mediana do boletim Focus, uma consulta que o Banco Central faz ao oráculo de seus pares do mercado, apontava para um crescimento do PIB de 0,84% até o fim do ano.

Diante dos números divulgados, influentes analistas, na confortável tarefa de prestigiar o boletim de bancos e financeiras, afirmavam que seria isso mesmo e que não haveria motivo para imaginar alguma coisa diferente. Sob Lula o crescimento não chegaria nem sequer a 1%.

Prédio do Ministério da Fazenda, em Brasília - Pedro França - 27.jan.23/Agência Senado

Sabemos hoje que o PIB vai fechar o ano com expansão de 3%.

Aos primeiros sinais de que as expectativas estavam furadas, vieram reações. "Ah, foi o agro", disseram alguns quase em tom acusatório. A "culpa" era da supersafra, financiada, aliás, por vultosos recursos públicos. Mas, afinal, os economistas e seus modelos não sabiam o que estava acontecendo no agro?

Logo vieram também os sinais de desinflação. O Focus foi mais uma vez surpreendido. "Mas o núcleo resiste, o núcleo resiste", sussurravam pelos corredores da Faria Lima. Para piorar, verificou-se uma retomada significativa dos negócios na Bolsa de Valores, que aliás termina o ano com recorde de pontos. Paralelamente, as manchetes da imprensa foram se aproximando do recorde do uso da fórmula "indicador surpreende". PIB surpreende, IPCA surpreende, Bolsa surpreende...

Claro que resultados melhores não garantem um panorama róseo. Mas a aprovação da reforma tributária, que ainda vai dar trabalho, e a de propostas cruciais para a Fazenda não inspiram pessimismo. Agências de avaliação de risco, por duvidosas que sejam, subiram a nota do Brasil.

Com as recentes vitórias no Congresso e novas medidas para a arrecadação, Lula e seu ministro Fernando Haddad ampliaram o placar no final do tempo regulamentar e vão para 2024 com vantagem clara. Sim, sofrerão cobranças sobre o déficit zero, que na verdade ninguém espera (tudo bem, desde que o resultado seja comportado), e continuará a ladainha por cortes na carne, com choro e ranger de dentes. O que não é ruim, diga-se, como contraponto político.

Os tiros n'água dos especialistas têm, na realidade, um passado de reincidências. Para 2022 mesmo, o último ano de Jair Bolsonaro, as pitonisas estimavam crescimento de 0,4% do PIB —e terminou em 2,9%.

Bernardo Guimarães tratou do tema numa coluna nesta Folha. Comparou o histórico de desacertos do Focus sobre crescimento com o que seria um chute desinformado razoável, ou seja, a aposta que o PIB iria aumentar o mesmo que havia aumentado no ano anterior. "Um chute desinformado erraria muito mais. A diferença, porém, não é tão grande assim: a média dos erros das expectativas de mercado é 58% da média dos erros dos chutes", mostrou. Lembrou também que "com exceção de 2017 e 2021, nos últimos dez anos, os erros de previsão das expectativas de mercado e do chute desinformado foram muito parecidos".

O economista levanta algumas hipóteses para o fiasco, mas afirma que parte da explicação "é que não entendemos tanto sobre o que acontece na economia". Eis uma constatação intelectualmente honesta e humilde, que talvez por si seja um bom convite a moderar as atenções dispensadas a tais prognósticos, que já recomeçam, aliás, a se arriscar para 2024. Afinal, o que vale mesmo é a prova do pudim.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.