Marcos Augusto Gonçalves

Editor da Ilustríssima, formado em administração de empresas com mestrado em comunicação pela UFRJ. Foi editor de Opinião da Folha

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marcos Augusto Gonçalves
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Lula errou e política de Netanyahu é criminosa

Ao reforçar tese do genocídio, Brasil abandona mediação e se engaja na diplomacia do mundo 'pós-ocidental'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os equívocos da declaração do presidente Lula sobre o Holocausto e os ataques a Gaza já foram apontados por analistas equilibrados, além de explorados à exaustão por oportunistas, haters, simpatizantes da extrema direita e apoiadores da política criminosa de Binyamin Netanyahu em sua reação desproporcional ao atentado do Hamas.

A questão talvez mais relevante, do ponto de vista da política externa, já havia sido colocada por Maria Hermínia Tavares em sua coluna na Folha (17/1) por ocasião do apoio do governo brasileiro à tese de genocídio levada pela África do Sul ao Tribunal de Haia. Como sugeriu a professora, estamos assistindo a uma redefinição da política externa brasileira, que se mostra mais aderente à perspectiva da ordem "pós-ocidental", ou seja, a um realinhamento em que o chamado Sul Global se contrapõe aos Estados Unidos e seus aliados, em especial os europeus.

Como escreveu o chanceler Mauro Vieira em artigo (20/1) publicado por esta Folha, em resposta às apreensões em torno do apoio à causa sul-africana, "a crítica de que a posição brasileira afetaria suas credenciais como suposto mediador nesta e em outras questões globais parte de pressuposto equivocado de que o Brasil é candidato a ser uma espécie de mediador universal. Essa pretensão não existe e não é realista". O governo precisaria, segundo o ministro, ter "coragem e altivez" para se posicionar.

Lula durante evento na Etiópia, no último fim de semana - Ricardo Stuckert - 17.fev.24/Divulgação Presidência

A formulação, que veio em defesa da tese de genocídio em Gaza, tem agora sua perspectiva reforçada pela declaração de Lula, ou seja, o morticínio promovido por Netanyahu pode ser comparado ao genocídio executado pelos nazistas. O Brasil, por intermédio de seu mandatário, faz, assim, uma demonstração da alegada "coragem e altivez" para sustentar uma acusação no grau mais alto da escala dos crimes contra a humanidade.

A visão do governo brasileiro coincide com a dos adversários históricos de Israel na região e no arco da diplomacia pós-ocidental. As experiências fracassadas em tentativas de mediação, inicialmente no caso do conflito na Ucrânia e posteriormente na guerra Israel-Hamas, com o estúpido veto dos EUA à resolução proposta no Conselho de Segurança, parecem impulsionar o Brasil para uma orientação menos mediadora e mais posicionada.

Quanto a Netanyahu, que goza de expressivo repúdio entre a população de Israel, trata-se de uma liderança nefasta, que escala o conflito, promove um massacre e manipula retoricamente o antissemitismo e o trauma do Holocausto para tentar justificar o injustificável.

O supremacismo no poder em Israel move-se de fato para um terreno perigoso, no qual a acusação de genocídio vai parecendo cada vez mais crível aos olhos de amplos setores da opinião pública global. O termo, observa-se, passa por uma espécie de ressignificação, como aconteceu com o conceito histórico de fascismo, ligado a uma configuração política específica do século 20, que se descolou um pouco do passado e migrou para as realidades do mundo contemporâneo.

Ao viralizar nas redes, o vídeo no qual o professor judeu americano Norman Finkelstein responde a uma interpelação sobre o uso da expressão Holocausto no debate sobre Israel e palestinos parece corroborar essa situação. A veemente intervenção, lembre-se, faz parte de um documentário lançado há 15 anos, intitulado "American Radical: The Trials of Norman Finkelstein".

O modo oportunista e feroz com que Netanyahu respondeu ao comentário de Lula teve um efeito político que terminou, apesar dos pesares, por favorecer o líder brasileiro. Afinal, o criminoso neste caso não é Lula, mas o primeiro-ministro de Israel.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.