Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Folhajus

Limites ao jogo duro constitucional nas democracias

Uso frequente dessas ferramentas pode provocar desgaste nos alicerces do regime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os últimos dez anos foram tudo —menos fáceis para a democracia brasileira.

Em 2013, difuso descontentamento varreu as ruas. Em seguida, eleições presidenciais polarizadas produziram um vencedor por una cabeza, como no tango de Gardel. E, claro, o desfecho foi contestado pelo perdedor. Em 2015 e 2016, a direita mostrou sua cara nas praças e avenidas, na mídia e, com especial estridência, nas redes sociais. A Lava Jato expôs a corrupção que azeitava as engrenagens políticas e deu aos seus condutores olor de santidade. Ah, sim: fabricou a crise que culminou no controverso impeachment da presidente eleita.

Para os interessados em entender como a empreitada pretensamente purificadora produziu tamanho desenlace, chega às livrarias "Operação Impeachment", do cientista político Fernando Limongi (Todavia).

O cientista político Fernando Limongi, autor de 'Operação Impeachment', sobre a queda de Dilma Rousseff - Karime Xavier/Folhapress

Por meio de obsessiva reconstrução dos fatos, o professor da Fundação Getulio Vargas mostra que Dilma Rousseff só perdeu a proteção política que bloqueava o trâmite do processo de sua destituição no Congresso quando as denúncias geradas pela chamada República de Curitiba passaram a ameaçar figuras importantes dos partidos de centro-direita que lhe davam sustentação.

O salve-se quem puder —sem salva-vidas para todos os náufragos do arranjo político que sustentava, desde meados dos anos 1990, a competição presidencial entre a centro-esquerda e a centro-direita— teve consequências conhecidas e desastrosas em 2018.

Sergio Moro e Deltan Dallagnol no plenário do Senado - Pedro Ladeira - 22.mar.23/Folhapress

Limongi não compra a ideia de que o recurso ao impeachment tenha sido golpe, pois é parte de nosso arcabouço legal. Mas nem por isso deixa de mostrá-lo como uma arma que é melhor deixar bem guardada na gaveta, pelo seu poder de ferir o primeiro dos fundamentos da democracia liberal: a escolha dos governantes por sufrágio universal, em eleições limpas, competitivas e periódicas.

Pela mesma razão, o autor não poupa acidez ao tratar das tentativas do PSDB de Aécio Neves de melar no TSE o resultado do pleito de 2014.

Estudiosos do direito e cientistas políticos chamam de "jogo duro constitucional" o apelo a procedimentos legais para obter ganhos políticos, violando normas preestabelecidas e forcejando os limites da legalidade.

São muitos os expedientes disponíveis aos que a ele se dedicam. Com ou sem êxito, os episódios em que se buscou corrigir a vontade do eleitor parecem caber bem na definição. Assim como é possível aplicá-la, pela mesma razão, à cassação do mandato do deputado lava-jatista Deltan Dallagnol.

Em algum grau, o jogo duro constitucional se faz sempre presente nas disputas políticas que animam as democracias. Mas é prudente evitar que seu uso frequente termine por desgastar os alicerces do regime.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.