Maria Hermínia Tavares

Professora titular aposentada de ciência política da USP e pesquisadora do Cebrap.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Hermínia Tavares
Descrição de chapéu Eleições 2018

Resistência em surdina

Investidas de desmonte não faltaram nos quatro anos do pesadelo do qual o país há pouco despertou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem hoje discute como o país e a democracia sobreviveram a Bolsonaro aponta, com razão, o papel desempenhado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral); pelo Congresso; por estados e municípios; pela grande imprensa; e por ampla parcela da sociedade civil organizada. Juntos, ergueram uma barreira que não só limitou a capacidade do ex-capitão de produzir estragos irremediáveis, mas fez gorar seus planos golpistas, depois da derrota nas urnas.

Ainda assim, a história da resistência democrática não estará contada por inteiro sem que nela se inclua a ação silenciosa de setores importantes da burocracia às tentativas de desmanche da capacidade de ação estatal orientadas pelo Planalto. Esse capítulo pouco conhecido é um dos assuntos centrais do livro "Desmonte e reconfiguração de políticas públicas (2016-2022)", recém-publicado pelo Ipea (Instituto e Pesquisa Econômica Aplicada). É o respeitável resultado do trabalho de 40 pesquisadores coordenados por Alexandre de Avila Gomide, Michelle de Sá e Silva e Maria Antonieta Leopoldi.

Ministros do Supremo Tribunal Federal durante sessão de julgamentos, em abril - Carlos Moura/SCO/STF

Como a ninguém é dado ignorar, investidas de desmonte não faltaram nos quatro anos do pesadelo de desgoverno do qual o país há pouco despertou. Só que, em vez de apenas fazer a autópsia do desastre, a obra discute as condições que permitiram que a ele se resistisse, ora ganhando, ora perdendo.

Políticas mais antigas, ancoradas em estruturas estatais com burocracias fortes, dirigidas a um leque amplo de beneficiários e com reconhecimento social se revelaram mais resilientes do que políticas de criação recente, cercadas de menor consenso social e implementadas por estruturas mais frágeis.
Assim, embora a saúde, a cultura, o meio ambiente e a proteção das populações indígenas tenham sido igualmente expostas à mistura tóxica de ignorância, incompetência e más intenções do último quadriênio, as duas primeiras áreas sobreviveram melhor a suas investidas de terra arrasada. Nelas, servidores públicos experimentados tiveram condições de ir tocando as atividades em silêncio e, não raro, à revelia de seus ministros.

Registrar e reconhecer essa resistência em surdina —bem como entender as condições que a tornaram possível— é tarefa incontornável quando se trata de fortalecer a capacidade estatal de prover respostas às muitas necessidades da população. Isso certamente obriga deixar de lado estereótipos que descrevem um Estado balofo e povoado por marajás que só pensam no seu bem-bom. Não há política apta a ficar em pé sem burocracia bem preparada para executá-la.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.