Maria Homem

Psicanalista e ensaísta, com pós-graduação pela Universidade de Paris 8 e FFLCH/USP. Autora de "Lupa da Alma" e "Coisa de Menina?".

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Homem
Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Caguei

Um homem diz 'caguei' e, dias depois, foi parar no hospital justamente por não conseguir ir ao banheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um homem forte, lindo e poderoso, um homem imorrível, imbroxável e incomível disse, do alto de sua segurança, “caguei”. Como quem diz “não tô nem aí”. Como quando estamos no quarto ano da escola e você fica nervoso quando a menina chega perto. Aí tira a carta da manga: “você não me atinge”. Você, do baixo da sua insignificância, sua reles mortal, não atinge o deus soberano que plana acima de tudo, acima de todos. Caguei.

Acontece que uns dias depois esse homem foi parar no hospital. E por quê? Justamente porque não estava conseguindo cagar. Por mais que quisesse, por mais que tentasse, por mais que sofresse. Mesmo fazendo direitinho o seu papel "superior messiânico", a verdade apareceu nua e crua, seu corpo berrava e o país inteiro descobriu: não estou conseguindo cagar. Olha que curioso: “não caguei”. Ou seja, a verdade é que estou cagando de medo. Medo da punição por eventuais crimes cometidos, passiva e ativamente –negligências, vacinas, tributos, fundões eleitorais, que boiada você quer para hoje?

O presidente Jair Bolsonaro em imagem divulgada por ele em suas redes sociais
O presidente Jair Bolsonaro em imagem divulgada por ele em suas redes sociais - @jairbolsonaro no Facebook

Aqui a polissemia da língua portuguesa não muito culta nos ajuda a interpretar as variantes possíveis do medo e da coragem, uma vez que “caguei” é o oposto de “caguei de medo”. Para variar, nosso homem dizia uma coisa e fazia o seu contrário. Essa a metodologia predileta, sua e dos seus. Ao invés do macho potente, encontramos o garoto acuado cujo corpo desmentia seu “protesto viril”, para usar a inspirada expressão de Alfred Adler, discípulo de Freud.

Aqui temos uma aula maravilhosa de psicanálise aplicada, com direito a incursões no estilo coaching, como “o corpo fala” ou “o poder da palavra”. Poderíamos também falar sobre o fio do significante para o qual Lacan nos chamou a atenção, demonstrando que o inconsciente é estruturado como uma linguagem e que real, simbólico e imaginário se entrelaçam. Mas estamos em uma coluna de jornal, só aponto e sigo adiante.

Como infelizmente estamos cansados de saber, a lista de referências ligadas a cagadas é vasta: cocô, cocozinho, cu, merda, bosta, xixi e demais escatologias. Nosso personagem não cessa de brincar nessa seara. Em defesa dele, devemos lembrar que o universo “anal” é muito importante de ser atravessado, inclusive para a constituição da moralidade. Ele faz a passagem da lógica oral, de mistura e entrelaçamento com o outro, para uma dinâmica de maior separação, do limite e da lei. Por quê?

A criança, quando começa a operar o controle dos esfíncteres, se dá conta de algo muito importante: há o dentro e o fora, o eu e o outro, o agora e o depois. Há a delimitação e o território. Tem que fazer cocô aqui nesse penico (e não na pele/fralda; e muito menos pela casa toda). Sei que é difícil a angústia de separação mas vou te ajudar, vamos “falar tchau pro cocô”. É sério, tem até livrinho para criança nos ensinando a ensiná-las a dar esse grande passo que é poder se separar de seu primeiro produto e grande objeto, o cocô.

Estamos falando também do longo processo de ritualização das “boas maneiras”, a linha da polidez, da higiene, da limpeza, e da introjeção dos afetos do asco e da vergonha. Norbert Elias também nos brindou com uma análise detalhada do processo histórico.

O pequeno ser evolui na conquista do seu próprio contorno e da existência da alteridade, assim como da distinção entre o banheiro e a sala, o privado e o público. E também da gênese do comportamento moral. Afinal, estamos falando de limite, de pactos, de lei. O que pode e o que não pode. Assim se funda a civilização.

Limite, alteridade, civilização, verdade.

O teatro da virilidade vai durar até quando? Está ficando curioso dizer “caguei caguei”, ficar posando de macho viril (ou de mártir) e ao mesmo tempo cagar no pau.

Para fechar com a chave de ouro que por vezes a vida nos oferece: um dia, o filho primogênito do nosso herói estava no meio do tiroteio mental de um debate político e o que conseguiu foi cagar nas calças. Literalmente.

Enfim, a família definitivamente tem problemas com cocô, limite e a lei.

contato@mariahomem.com

@maria.homem

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.