Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Mau uso de aquecedores e lareiras pode transformar inverno em inferno

Ler as instruções do fabricante contribui para um uso mais seguro e confortável do equipamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O inverno brasileiro é curto e ameno, mas em determinados dias as temperaturas podem ser bem baixas, principalmente à noite, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ainda mais em regiões serranas. Se resolver esquentar o ambiente com lareira, fogão à lenha, aquecedor e lençol elétrico, muito cuidado. Siga as orientações do fabricante e do corpo de bombeiros.

Caso perceba qualquer problema técnico, leve imediatamente o aparelho para uma revisão. Acidentes de consumo ferem milhares de pessoas, e em alguns casos provocam lesões permanentes e até mortes. É melhor colocar um cobertor a mais do que correr risco de vida. Os aquecedores a óleo estão entre os mais seguros.

Produtos elétricos podem sofrer curto-circuito e pegar fogo. Por isso, é tão perigoso aquecer o banheiro com um aparelho elétrico. Da mesma forma, o ideal é ligar o lençol elétrico por até uma hora antes de dormir, depois desligá-lo. Ele não pode ser molhado nem dobrado, pois há o risco de um fio grudar no outro, fazendo-o queimar ou rasgar. Enrole-o para guardá-lo.

Lareira em casa de São Paulo - Bruno Santos - 19.set.2017/Folhapress

Há outro aspecto que deve ser considerado: todos esses aparelhos esquentam, logo, podem provocar queimaduras. Não devem, portanto, ficar ao alcance nem no caminho das crianças nem dos pets, principalmente à noite. Também será perigoso se estiverem próximos a cortinas, toalhas etc.

No caso das lareiras e fogões à lenha, o principal cuidado deve ocorrer na forma de acendê-los. Manusear recipiente com álcool perto das chamas tem provocado gravíssimos acidentes. Lareiras ecológicas, por sua vez, utilizam bioetanol, e nunca podem ser reabastecidas quando estiverem acesas. As chaminés de lareiras e fogões à lenha devem estar limpas e desimpedidas. E o ambiente necessita de ventilação.

Enfatizo que ler as instruções do fabricante contribui para um uso mais seguro e confortável. Também é recomendável, por questões de saúde, não sair diretamente de um ambiente muito aquecido para áreas externas frias. Desligue o equipamento, espere um pouco, ponha um agasalho; aí então será mais seguro sair do ambiente fechado.

Aproveite a estação mais fria do ano para tomar um chocolate quente, chás ou uma boa sopa. No Brasil, antes que você se dê conta, o verão já será predominante novamente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.