Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus internet

Entrega rápida aproxima loja do consumidor

Prática comprova que a verdadeira fidelização é atender bem o cliente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A entrega ultrarrápida de produtos comprados em sites de lojas é excelente para os consumidores brasileiros. Comprova que a verdadeira fidelização é atender bem o cliente, reduzindo prazos de entrega, aumentando as ofertas e baixando os preços, quando a inflação encontrar pela frente uma equipe econômica do governo que consiga enfrentá-la de verdade.

Em 2021, no Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) –do Ministério da Justiça, que integra dados relativos aos Procons de todo o Brasil–, houve 85.490 atendimentos sobre problemas na entrega de produtos. Foi o quarto item mais reclamado, depois da cobrança indevida/abusiva; do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) –resolução de demandas, e de produto com vício.

O CDC (Código de Defesa do Consumidor) não estipula um prazo para entrega de itens adquiridos pelo cliente, mas exige informação adequada sobre os produtos e serviços nas relações de consumo.
Os atrasos nas entregas aumentaram durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus em função do distanciamento social, que multiplicou as compras pela Internet.

homem puxa carrinho azul em meio a um monte de caixas
Centro de distribuição do Mercado Livre em Cajamar (SP). - Karime Xavier/Folhapress

O faturamento do ecommerce cresceu 27% no país no ano passado em comparação a 2020, totalizando R$ 161 bilhões.

Em pesquisa EY Future Consumer Index (FCI), 44% dos brasileiros ouvidos afirmaram estar dispostos a só fazer compras online no futuro próximo. Isso indica que a mudança no perfil de consumo não se restringiu ao período em que a Covid-19 nos afastou das lojas físicas.

A pronta entrega, a propósito, foi um dos diferenciais do comércio de bairro quando a pandemia nos fez ficar em casa. Somou-se ao atendimento cordial, com um toque de ‘vizinhança’. Essa comodidade fez com que alguns destes pequenos estabelecimentos conseguissem manter parte de suas vendas mesmo sem a presença de clientes em suas lojas.

Como o comércio eletrônico parece ter conquistado um espaço para além das pandemias, criar estrutura para manter e até reduzir prazos é um investimento inteligente e necessário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.