Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus PIB

Reoneração de combustíveis torna urgente orçamento para o carro

IPVA, seguro, estacionamento, multas e idas a oficina devem entrar na conta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A volta da taxação dos combustíveis era uma questão de tempo. Apesar de o impostômetro, painel eletrônico da Associação Comercial de São Paulo, já ter superado os R$ 500 bilhões ainda em fevereiro, as contas dos governos nunca fecham no Brasil e a saída mais fácil é tributar os cidadãos.

Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo em abril de 2017 - Dário Oliveira - 12.abr.17/Folhapress

Como os preços dos combustíveis têm impacto direto na inflação e no humor da classe média, a Petrobras reduziu o preço da gasolina em 3,9%, para compensar a volta da tributação.

Mesmo com o anúncio de uma medida que ameniza o peso da outra, o consumidor terá, sem dúvida, de fazer um orçamento somente para seu carro. Afinal, pode ser que mais adiante os preços dos combustíveis voltem a subir em razão do mercado internacional ou de outro parâmetro.

Desse orçamento devem constar não somente o custo mensal das idas aos postos de abastecimento mas IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores); seguro do carro; pit stop na oficina (para consertos em geral, troca de óleo, filtros, aditivos etc.) e no martelinho para eliminar riscos e amassados; gastos no posto lava a jato (local para lavar o veículo, não a operação policial), pedágios e estacionamento. Sem contar as multas, que não são tão raras assim.

Frentista abastece carro em Garanhuns (PE) - Luara Olívia - 5.set.22/Folhapress

Como conseguir um reajuste salarial está tão fácil quanto emagrecer 10 quilos em um mês, teremos de ser ainda mais rigorosos com o orçamento doméstico. Quem puder, deixe o carro na garagem e se desloque de bicicleta, transporte coletivo ou aplicativo. Outra opção seria fazer uso coletivo do veículo. Ou seja, dar carona para colegas e vizinhos e dividir o custo da viagem.

Motoristas que usam muito pouco o carro, porque trabalham em home office e não costumam viajar, talvez concluam que não vale a pena o custo desse bem.

Se o objetivo do governo fosse proteger o meio ambiente, poderia manter a isenção tributária para biocombustíveis e facilitar a aquisição do carro movido a eletricidade. Outras medidas seriam ampliar o investimento em ferrovias e metrôs. E, como já escrevi neste espaço, voltar a promover o transporte hidroviário para passageiros em todo o país.

O mais urgente, contudo, é melhorar o transporte coletivo e fazer mais e melhores ciclovias, para que o carro seja mais opção do que necessidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.