Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Defesa do consumidor volta a ser política de Estado no Brasil

No início do mês, surgiu a proposta de revogar o decreto do mínimo existencial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em março, mês do consumidor, uma grande notícia: a defesa do consumidor voltou a ser política de Estado no Brasil.

No começo deste mês, foi realizada a 29ª Reunião Ordinária do SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), em Brasília, em que os participantes propuseram: revogação do decreto nº 11.150/2022 (do mínimo existencial); descontingenciamento de recursos do Fundo de Direitos Difusos (entre eles, de reparo a danos ao consumidor); criação e implementação da Política Nacional de Defesa do Consumidor; reestruturação do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor.

A proposta de revogação do decreto do mínimo existencial decorre do valor insuficiente definido pelo governo anterior para a parte da renda não sujeita à cobrança judicial, pois é utilizada para assegurar a dignidade da pessoa humana. Pelo decreto em vigor, o mínimo existencial seria de pouco mais de R$ 300.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, reforçou que, em breve, será lançado o Programa Desenrola, para renegociação de dívidas das famílias.

Durante o evento, o ministro da Justiça também anunciou que serão liberados pelo ministério R$ 15 milhões para os Procons estaduais e municipais para incentivar programas de combate ao superendividamento. A liberação será feita a partir de projetos dos Procons enviados à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) e a verba será distribuída conforme propostas e necessidades.

Força tarefa do Procon em São Sebastião para coibir a prática de preços abusivos
Integrantes de força-tarefa do Procon em São Sebastião (SP) para coibir a prática de preços abusivos após as fortes chuvas - Divulgação - 23.fev.23/Prefeitura de São Sebastião

Além disso, a Carta de União e Reconstrução da Política Nacional de Defesa do Consumidor propõe, entre outras ações prioritárias para o SNDC, revogar o decreto nº 10.887, que dispõe sobre a organização do SNDC; incluir módulo de superendividamento na plataforma ProConsumidor; elaborar nota técnica sobre cartão de crédito consignado, fraudes bancárias e crédito consignado consciente; tratar as fraudes bancárias; elaborar nota técnica sobre a contratação de serviços digitais pelo consumidor idoso; priorizar os interesses dos consumidores em políticas públicas em detrimento do protagonismo dos fornecedores; promover a cultura do consumo sustentável; reconhecer a vulnerabilidade tecnológica e digital.

Enfim, foi uma boa largada essa aproximação dos integrantes do SNDC (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias de Defesa do Consumidor, Juizados Especiais Cíveis e organizações civis de defesa do consumidor) com a Senacon e o Ministério da Justiça.

Estamos atentos aos próximos passos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.