Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus Todas

Hora certa de comprar imóvel depende de renda, emprego e orçamento doméstico

É fundamental ter dinheiro suficiente para dar uma boa entrada, estar empregado com carteira assinada ou ter clientes há alguns anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os preços dos aluguéis residenciais subiram em média 16,16% em 2023. Essa realidade, mais a redução do desemprego e quase 80% dos reajustes salariais acima da inflação estão animando as famílias brasileiras a perseguirem o sonho da casa própria.

Uma das perguntas que tenho ouvido é sobre o momento certo de comprar um imóvel. Respondo que é fundamental ter dinheiro suficiente para dar uma boa entrada, estar empregado com carteira assinada ou ter clientes há alguns anos, e procurar um imóvel que caiba no orçamento doméstico.

Agente imobiliário segurando uma calculadora, apresentando uma cotação de preço a um cliente para uma casa|
Interessado em comprar casa própria precisa ter reserva financeira, emprego, garantia de uma renda e buscar algo que caiba em seu orçamento - Wasan/Adobe Stock

A alegação mais frequente é que o dinheiro gasto com o aluguel poderia ser utilizado para pagar a mensalidade da compra do imóvel. É verdade, mas enquanto um contrato de aluguel dura um ou dois anos, a aquisição da casa ou do apartamento próprio é feita em prazo muito mais longo, em até 35 anos.

Trata-se de um compromisso financeiro que exigirá décadas de boletos mensais, sempre com valores significativos. Por isso é tão importante estar mais confiante de que a relação de emprego ou os negócios de uma microempresa continuarão garantindo o pagamento mensalidade sem atraso.

Quem é contratado com registro em carteira tem FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviços), e pode usar o saldo deste fundo ou o 13º salário para abater a dívida ou as prestações. Há construtoras e imobiliárias que aceitam terrenos, automóveis ou motocicletas como parte do pagamento.

Mas a compra do casa própria não deve considerar somente questões de renda e de emprego. Além disso, é essencial visitar o imóvel ou a construção, verificar como é o local em termos de ruído, trânsito, segurança, acesso a serviços etc. Também há que levar em conta a reputação da imobiliária e da construtora, e verificar com paciência e atenção a documentação do imóvel.

Para quem depende de trabalhos informais, a sugestão é juntar dinheiro por mais tempo, pois poderá enfrentar um período com queda ou perda de renda. Há famílias que constroem em terrenos que já abrigam a casa dos pais ou de outros familiares.

Mesmo quem pretenda recorrer ao programa Minha Casa, Minha Vida, retomado no ano passado, que subsidia a compra da moradia popular, deve fazer bem as contas, pois terá de pagar as parcelas mensais, ainda que mais acessíveis.

Beneficiários da faixa 1 do programa —com renda bruta familiar mensal de até R$ 2.640— que recebam Bolsa Família ou BPC (Benefício de Prestação Continuada) não terão de pagar as parcelas do contrato. Contratos vigentes antes das novas regras serão considerados quitados. Nesse caso, então, a única dificuldade será esperar que chegue a sua vez de ter um imóvel do programa.

Todas as pessoas precisam morar em algum lugar, obviamente, portanto têm de fazer isso residindo com familiares, alugando imóvel, construindo a moradia ou comprando-a. A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) estimou, no ano passado, que o Brasil tinha um déficit de sete milhões de habitações. Segundo o censo de 2022, há 11 milhões de domicílios (casas e apartamentos) vagos no Brasil.

Matéria desta Folha, em dezembro do ano passado, informava haver no país 227 mil pessoas em situação de rua. A Constituição Federal de 1988 estabelece que o salário mínimo deva atender às necessidades vitais básicas do cidadão e de sua família, dentre elas a moradia. Essa boa intenção, contudo, existe de direito, mas não de fato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.