Vai morar sozinho pela primeira vez? Veja dicas de aluguel

Saiba como não cair em armadilhas na escolha do imóvel, na visita com corretor e na assinatura do contrato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tabitha saiu da casa da mãe há cinco meses. De ruim, só mesmo a saudade que ela sente da cachorra. Até rolou um estranhamento no começo, quando ela diz que precisou entender a própria companhia —afinal, ela nunca tinha morado sozinha. Mas, agora, mesmo sem Amora, tudo anda às mil maravilhas.

O apartamento, que é tipo uma quitinete, fica a cinco minutos da faculdade de Tabitha, a PUC, na zona oeste de São Paulo. Quem escolheu o lugar foi o pai dela, pensando na segurança da filha. Tabitha chama o prédio de "república", porque ali moram vários alunos da mesma universidade.

Tabitha Ramalho tem 21 anos e há cinco meses está morando sozinha - Jardiel Carvalho/Folhapress

"Eu já tinha vontade de me mudar desde o momento que eu entrei na faculdade, mas até então os meus pais achavam que estava muito cedo e eu ainda não tinha tanta noção assim pra morar sozinha", conta.

Tudo mudou depois de um ano morando longe da faculdade e pegando muito trânsito no trajeto. "Estava se tornando muito cansativo porque eu tinha que acordar muito cedo, demorava muito pra chegar em casa, o transporte público às vezes não colaborava. E eu não conseguia dar conta das outras atividades além da faculdade."

"A gente ouvia a lenda urbana de que os jovens querem morar até muito tarde com os pais, mas a verdade é outra", diz Bruno Rossini, diretor de comunicação da Quinto Andar, startup de compra e aluguel de imóveis.

Uma pesquisa feita pelo Quinto Andar em conjunto com o Datafolha mostra que 47% dos brasileiros entre 21 e 24 anos de fato consideram alta a chance de se mudar de imóvel nos próximos dois anos. Destes, 35% querem alugar um apartamento ou uma casa.

"O aluguel é mais viável para a população mais jovem, que ainda precisa aprender a gerir um orçamento e lidar com o dia a dia de uma casa", acredita Rossini.

"Na média o brasileiro gasta entre 30% e 40% do orçamento total com moradia. Eu diria que é um bom número, mas é muito importante que o jovem não dê um passo maior que a perna nesse momento", aconselha Rossini.


GUIA PRÁTICO PARA ALUGAR O PRIMEIRO APARTAMENTO

Antes da visita

  • MAIS CARO QUE PARECE
    Um erro comum é achar que só haverá o aluguel para se pagar e nada mais. Na verdade, o total é a soma do aluguel, condomínio, IPTU e todas as contas da casa. Pense com calma sobre o valor que você pode assumir.

  • LOCALIZAÇÃO
    Às vezes morar perto do trabalho ou da faculdade significa pagar mais por um imóvel menor. Outra reflexão importante é sobre essa escolha —talvez valha a pena morar perto do metrô ou de um ponto de ônibus e conseguir um lugar mais espaçoso pelo mesmo valor.

  • FIADOR
    Verifique se o imóvel que você gostou pede fiador ou algum tipo de pagamento adiantado. Hoje em dia há plataformas de aluguel que não fazem esse tipo de exigência e facilitam o processo

  • PEGADINHAS
    Cuidado com o que Bruno Rossini chama de "pegadinhas de horário". Escolha horários em que seja possível experimentar a vida do entorno do imóvel para medir barulho, trânsito etc. "Não adianta visitar um apartamento no sábado às 14h, você não vai entender o que tem ao redor", diz Rossini.

  • FOCO
    É normal curtir várias opções, mas visitar todas elas pode atrasar a busca. Faça uma pré-seleção online dos imóveis de que gosta, e agende visita apenas nos que passarem dessa fase.

Na visita

"Recomendo que, se puder, leve aquele amigo chato junto com você, aquele que tem um olhar mais técnico e vai ver coisas que você talvez não perceba", diz Bruno Rossi.

  • TEMPO
    Antes de qualquer coisa, não fique com medo de o corretor não gostar das suas perguntas ou da duração da sua visita. "Você pode levar o tempo que quiser, o corretor está lá para isso. Muitas vezes ele vai querer acelerar porque tem uma agenda atribulada, então é legal desde o começo já dizer que você é bem detalhista e que quer tomar cuidados na visita", ensina Rossini.

  • PORTARIA
    Você precisa de alguém que receba suas compras feitas pela internet e correspondências? Há porteiros no prédio ou só portaria eletrônica? Pense sobre como você vai lidar com essa questão.

  • TOMADAS
    Tenha com você um carregador de celular para checar o funcionamento de todas as tomadas.

  • ÁGUA
    Leve uma bolinha de gude para verificar o caimento da água no box do chuveiro e na pia. Se o piso e a cuba foram mal projetados, a água vai empoçar. "Nesse caso, se imagine dividindo o box com um rodo toda vez que for tomar banho", alerta Rossini.

  • MOBÍLIA
    Vai alugar mobiliado? Cheque o funcionamento dos eletrodomésticos. "Às vezes você abre a geladeira e ela está nojenta", ensina Rossini. Ligue o fogão, o forno, garanta que as coisas ligam e desligam direito. Se houver móveis, verifique o estado de conservação —ninguém quer dormir em um colchão sujo.

  • BARULHO
    Fique em silêncio por uns cinco minutos lá dentro e peça silêncio ao corretor também. A ideia, diz Rossini, é ver se os vizinhos são barulhentos ou não.

  • SOL
    Entender o horário do sol não é papo de velho: é indispensável saber se bate muita luz no quarto e você vai precisar de cortinas (e ventilador no verão), se há como secar roupas na área de serviço etc.

  • LIXO
    Pergunte como funciona a coleta de lixo (dias, horários, onde ficam os latões coletivos) e veja se ela atende suas necessidades.

  • ENCANAMENTO
    Abra torneiras para ver se funcionam e procure por vazamentos. Também vale olhar dentro de gavetas e guarda-roupas para ver se há umidade e mofo. Nas paredes, procure por rachaduras e mofo.

  • PORTAS E JANELAS
    Abra e feche portas e janelas para checar se estão emperradas.

  • ESPAÇO
    Com uma trena, meça os espaços, tire fotos, faça vídeos: vale tudo para entender se o que você pretende levar para o imóvel vai caber lá dentro.

Depois da visita

"É importante ser pontual com a entrega dos documentos", começa Bruno Rossini. "Hoje em dia o processo de locação está muito mais fácil do que era antes, até a linguagem mudou. Antigamente, a gente quase precisava de tradução, mas hoje é superfácil de entender e ter ciência do que está rolando."

  • CONTRATO
    Leia com atenção o contrato e peça ajuda de um familiar ou amigo mais velho para ler junto e prestar atenção nos pormenores.

  • TINTA
    Os apartamentos costumam ser entregues com a pintura em dia e os contratos costumam dizer que eles precisam ser devolvidos nas mesmas condições. "Saiba que você provavelmente vai ter que pintar tudo antes de devolver, e isso gera gastos".

  • VISTORIA
    Uma vistoria vai ser feita e documentada, para que na hora da devolução do imóvel tudo esteja do mesmo jeito que estava quando você entrou. Fique atento para que não haja fraudes nesse documento.

  • CONSERVAÇÃO
    O contrato de imóveis mobiliados deve falar sobre como essa mobília precisa ser tratada e conservada. "Tipo, se tem uma cadeira podre lá dentro, e que você resolve jogar fora durante o tempo em que está morando lá, o contrato deve dizer se é preciso avisar o proprietário antes de fazer isso ou não", exemplifica Rossini.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.