Mariana Carneiro

Na Folha desde 2011, é repórter de economia em Brasília. Foi correspondente em Buenos Aires. Formada pela PUC-Rio, é pós-graduada em finanças.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariana Carneiro

É grave, doutor?

Paulo Guedes parece não ver grande risco no coronavírus

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sempre que é lembrado da crise de 2008, Henrique Meirelles diz que uma das primeiras coisas que ficaram claras à equipe econômica da época era o diagnóstico de que haveria um corte súbito do crédito global. E teve.

Ao alertarem que o país caminhava para o penhasco, em 2014, economistas diziam que o governo tinha deturpado tanto as estatísticas oficiais que era incapaz de fazer o diagnóstico correto de que mergulharíamos na recessão. E mergulhamos.

Muitos fatores diferenciam o Brasil de 2008 do de 2014, mas a falta de uma visão clara do problema foi talvez o pior deles na gestão Dilma Rousseff. Em 2009, o PIB encolheu 0,1%. Em 2015, 3,5%.

Há semanas, economistas brasileiros falam do impacto do coronavírus. No mês passado, recebi a previsão sombria de um analista: os efeitos da doença seriam devastadores. As pessoas deixariam de sair de casa, com uma supressão aguda do consumo. A recessão, àquele dia possível, hoje tornou-se provável.

Já no governo, a visão é atrapalhada. Enquanto o Ministério da Saúde sugere o resguardo e alerta para a falta de leitos em número suficiente para atender à demanda crescente, o presidente Jair Bolsonaro fala que o coronavírus "não é isso tudo que dizem" e debocha do isolamento.

Paulo Guedes disse à Folha que cálculos indicaram que a evolução da doença será mais rápida no Brasil do que na Itália, onde já morreram mais de 2.000 pessoas. Ainda assim, o ministro parece não ver grande risco. "O baque na economia é temporário: o contágio sobe rapidamente, fica três meses, depois desaba".

Ou o governo acredita que o caso não é grave, ao contrário do que está se falando em todo o planeta, e Bolsonaro demite o ministro da Saúde, ou é bom se preparar para o impacto severo da doença. A falta de um diagnóstico cristalino do que está acontecendo dificultará entender como enfrentar o problema, o que nos custará vidas e anos perdidos.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.