Mariliz Pereira Jorge

Jornalista e roteirista de TV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mariliz Pereira Jorge

Os arrependidos

Eleitores de Bolsonaro cobram compromisso de combate à corrupção

Há dois dias, disse que a lua de mel dos eleitores com o presidente eleito terminaria assim que ele assumisse o mandato. Estava errada. Nem bem o casamento foi consumado os desentendimentos começaram.

Quarta (31), pelo Twitter, Bolsonaro disse que “nossos ministérios não serão compostos por condenados por corrupção.” Parece uma resposta a chiadeira em torno da suposta escolha de Alberto Fraga para sua equipe. Deputado federal pelo DEM, ele foi condenado por corrupção em primeira instância. 

Seu nome chegou aos Trending Topics após Onyx Lorenzoni ter sido confirmado na Casa Civil. Lorenzoni é um dos homens fortes do presidente e já admitiu ter recebido caixa dois da JBS. Foi o que bastou para os internautas se revoltarem e cobrarem tanto de forma educada como ríspida o compromisso tão alardeado do combate à corrupção. 

E como a internet é rápida, há compilações de postagem de eleitores não muito satisfeitos e, obviamente, de oportunistas que aproveitam a carona para criticar Bolsonaro. “Mito! Alberto Fraga como ministro? Eu perdi 2 tias e 1 prima nessa eleição! Por lhe defender! Mas acredito que o sr ouvirá a voz dos seus eleitores.” 

Por enquanto, Fraga não foi confirmado, mas Bolsonaro pode se valer do mesmo argumento que usa para defender o torturador Ustra: ele não foi condenado em última instância. Tortura nunca desmotivou seus eleitores, mas propina parece não ter perdão. Vá entender.

Além da corrupção, o outro tema comentado é a fusão dos Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Um engenheiro florestal diz que está disponível para diálogo, e completa: “Votei no senhor, não me faça passar essa vergonha”. Jair Bolsonaro sempre contou com as redes sociais para se comunicar com seus seguidores e teve até agora uma militância forte ao seu lado. Resta saber se está preparado para as cobranças que já começaram a chegar antes mesmo de ele assumir o cargo.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.