Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu tênis

Aberto de Madri insiste em estereótipos ultrapassados

De saias curtas a atletas silenciadas, torneio de tênis espanhol teve uma sucessão de atitudes sexistas e de mau gosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É difícil saber onde os organizadores do Aberto de Madri de tênis estavam com a cabeça. Victoria Azarenka, campeã de duplas ao lado de Bia Haddad Maia, resumiu como "inaceitável." Foi isso, e mais.

Para quem não viu, segue a sucessão de bolas fora do torneio que terminou semana passada.

Para começar, uma cena bizarra, mas que já aconteceu em Madri: as boleiras de algumas partidas eram modelos altas, magras, usavam blusa justa com barriga de fora e saia curta, enquanto os boleiros vestiam camisa e bermuda.

Boleira na partida Alexander Zverev (Alemanha) x Carlos Alcaraz (Espanha) - Isabel Infantes - 2.mai.23/Reuters

Aryna Sabalenka e Carlos Alcaraz fizeram aniversário no mesmo dia. O espanhol ganhou um bolo de três andares, que precisou ser carregado por quatro pessoas na quadra central, e comemorou com o público. A belarussa recebeu um bem menor, dentro das instalações do torneio. Ambos levaram o título nas disputas de simples.

Depois da decisão de duplas no feminino vencida por Azarenka e Bia, as atletas não puderam fazer discursos de agradecimento, algo que sempre acontece. Os finalistas de duplas masculinas, sim. "Não sei em que século todos estavam vivendo quando tomaram a decisão ou tiveram uma conversa e falaram: ‘Uau, esta é uma grande decisão, e não vai haver nenhuma reação negativa’", disse a vice-campeã Jessica Pegula, que faz parte do conselho de atletas da WTA. Pensei o mesmo.

Organizadores pediram desculpas no Twitter a quem "esperava mais do torneio." Não houve explicação para o que ocorreu, o que dá a entender que a lista de mancadas não foi sem querer. Alguém decidiu e aprovou os protocolos achando normal tratar homens e mulheres de forma diferente. As desculpas e a troca das sainhas por bermudas só vieram depois da repercussão mundial e da enxurrada de críticas de tenistas e público.

Feliciano López, diretor da competição e mais conhecido pelo rostinho bonito do que pelo que fez em quadra como tenista, preferiu ficar na defensiva e ainda zombou do incidente do bolo. Escreveu no Twitter que "estava surpreso pela reação", já que Alcaraz jogava na quadra central, chegou à final e é espanhol, apesar de o torneio ser internacional. E colocou uma foto do dinamarquês Holger Rune com um bolo de aniversário, com um emoji debochado. Infelizmente, li opiniões parecidas.

O ser humano às vezes tem o péssimo hábito de analisar uma situação pela própria perspectiva –quase sempre privilegiada– quando deveria olhar pelo ponto de vista da vítima. Julga em vez de refletir.

Boleiros são crianças e jovens que amam tênis, e muitos sonham ser profissionais. Roger Federer foi um. Qual a mensagem que a saia curta passa para meninas que querem ser atletas? Claro que não é sobre o bolo em si, mas como será que Sabalenka se sentiu?

Especula-se que havia o medo de que Azarenka criticasse o torneio na fala de campeã, e por isso elas foram silenciadas. Se tenistas homens reclamam, estão lutando por seus direitos. Nick Kyrgios desrespeita todo o mundo, e há quem ache engraçado. Mas, se a número um do mundo Iga Swiatek se manifesta por ter jogado a semifinal à 1h da manhã, isso é visto como mimimi?

Aberto de Madri gerou múltiplas reclamações - Oscar del Pozo - 30.abr.23AFP

Compartilho do pensamento de Pegula. Como em 2023 pessoas em posição de poder no esporte acham isso normal e colocam em prática em um torneio prestigiado do circuito? Mas, para os organizadores, fica a lição com dose de ironia, pois tentar tirar o microfone das mãos das mulheres teve o efeito contrário: fez a voz delas ser ainda mais ouvida.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.