Marina Izidro

É jornalista e vive em Londres. Cobriu seis Olimpíadas, Copa e Champions. Mestre e professora de jornalismo esportivo na St Mary’s University

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Marina Izidro
Descrição de chapéu Futebol

Por que alguns são melhores nos clubes do que na seleção?

Debate ressurgiu na Inglaterra pela campanha ruim na Eurocopa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, a manchete de uma reportagem me chamou a atenção: "Por que os jogadores da Inglaterra são tão melhores em seus clubes do que o que estamos vendo na Euro 2024?". A pergunta me lembrou um questionamento parecido que está sendo feito sobre alguns jogadores da seleção brasileira.

Essa reportagem, do respeitado site The Athletic, atribuía como um dos motivos o fato de alguns atletas fazerem, na seleção inglesa, função diferente da que estão acostumados nos clubes. Depois do empate do Brasil com a Costa Rica na estreia da Copa América, Vinicius Junior falou que isso também acontece com ele.

Há outros fatores que podem justificar a pergunta feita pelo The Athletic, nas duas seleções. Para o torcedor inglês, a cada vez que um torneio começa, é lugar-comum lembrar o histórico das eliminações em sequência da seleção de seu país, já que o único título no masculino foi a Copa do Mundo de 1966. A equipe já começa uma competição assombrada pelo fantasma de um troféu que nunca vem. Já com o Brasil, a crítica é pelos pentacampeões mundiais não serem mais a primeira força nem da América do Sul, estando claramente atrás pelo menos da Argentina.

Vinicius Junior em ação pela seleção brasileira - Buda Mendes - 24.jun.24/Getty Images via AFP

A Inglaterra teve décadas de campanhas decepcionantes em Mundiais e Eurocopas. Mas, desde que Gareth Southgate assumiu, há quase oito anos, chegou às semifinais da Copa de 2018 e à final da Euro em 2021. Tem hoje um timaço com atletas que conquistaram títulos importantes em seus clubes, como Phil Foden, John Stones e Kyle Walker, do Manchester City; Jude Bellingham –melhor jogador de LaLiga na temporada–, do Real Madrid, e Harry Kane, vencedor da Chuteira de Ouro –prêmio para o artilheiro entre as principais ligas da Europa– com o Bayern de Munique. O que pode dar errado?

Mas a campanha na Euro até o momento decepciona. No grupo mais fácil do torneio, fez um 1 a 0 magro sobre a Sérvia, empatou por 1 a 1 com a Dinamarca e por 0 a 0 com a Eslovênia –número 57 do ranking da Fifa. Disputa as oitavas de final contra a Eslováquia no domingo (30), sob um imenso questionamento de por que jogadores individualmente tão talentosos não produzem a mesma performance na seleção.

Parte da crítica vai para Southgate. Cada vez mais gente acha seu tempo no cargo já expirou faz tempo. Ou será que é por que os jogadores estariam cansados depois de uma temporada europeia intensa? De quem é a culpa? São muitas as teorias, sem uma resposta definitiva.

Estou nos Estados Unidos cobrindo a Copa América e vejo como os jogadores do Brasil não fogem dessa cobrança e assumem a responsabilidade. Rodrygo me disse que o sonho dele é conquistar títulos pela seleção e ser tão bem-sucedido quanto é no Real Madrid. E vários reconhecem que a ligação com o torcedor se perdeu e dizem que querem mudar esse cenário.

Enquanto o Brasil ainda disputa a fase de grupos da Copa América, a Inglaterra entra no mata-mata da Euro sob desconfiança. O ex-jogador da seleção e hoje comentarista de TV Gary Lineker afirmou que a atuação inglesa contra a Dinamarca foi uma m*. Kane rebateu, dizendo que ex-jogadores precisam ter responsabilidade quando expressam opiniões porque também fizeram parte da seca de títulos.

Harry Kane e Gareth Southgate têm sido alvos de críticas - Wolfgang Rattay - 25.jun.24/Reuters

Kane não deveria levar para o lado pessoal. Se uma seleção jogar mal, será criticada. Se for bem, será elogiada. O jogador, então, terá o direito de responder, claro. Com palavras, ou, principalmente, em campo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.