Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times

Há um caminho a seguir em relação à mudança climática

Para ter sucesso no combate à emergência, precisamos de políticas drásticas e eficazes, legítimas e globais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 política climática está oscilando entre o cinismo de Donald Trump e o radicalismo de Greta Thunberg. O presidente dos Estados Unidos acabou de retirar o segundo maior emissor mundial de gases do efeito estufa do acordo climático de Paris. Thunberg exige um corte de mais de 50% nas emissões líquidas globais até 2030.

O primeiro é certamente irresponsável. Mas o último parece inconcebível. A exasperação dos ativistas climáticos radicais é compreensível.

Apesar de décadas de conversas, as emissões de gases do efeito estufa e as temperaturas globais continuam subindo. Se a tendência não mudar logo, as chances de se evitar um aumento na temperatura média global de mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais serão zero, e as de se evitar um aumento de 2°C serão mínimas.

Como observa o FMI em seu último Monitor Fiscal, atingir o segundo objetivo exige reduzir as emissões de gases do efeito estufa em um terço abaixo da linha de base, até 2030. Para ficarmos em um aumento inferior a 1,5°C, as emissões precisam ficar na metade da linha básica.

Quanto maior o atraso na ação, maior se torna a ação necessária, até que nada possa ser feito, pois será tarde demais. Já é quase tarde demais para evitar o que os especialistas veem como alterações climáticas destrutivas e irreversíveis.

Por esse motivo, são necessárias políticas drásticas. No entanto, elas são viáveis, argumenta a Comissão de Transições de Energia, se forem firmemente implementadas nas próximas três décadas.

Infelizmente, a oposição direta de pessoas como Trump e a indiferença de grande parte da população não são os únicos obstáculos ao êxito. Mesmo alguns que defendem a ação são um problema, porque a causa do clima é para eles parte de uma campanha mais ampla contra o mercado.

Assim, muitos apoiadores do New Deal Verde veem o clima como uma justificativa para a economia planejada. Como argumenta o jornalista britânico Paul Mason: "O trabalhismo quer combater a mudança climática por meio de três mecanismos: gastos estatais, empréstimos estatais e a direção estatal das finanças privadas".

Essa abordagem permite que os adversários argumentem que a esquerda está mais preocupada em destruir as economias de mercado do que em salvar o planeta. A bagunça criada ao se tentar planejar uma economia com zero emissões líquidas em uma década pode levar a descrédito todas as tentativas de mitigação.

De qualquer forma, a mudança climática não será resolvida por um país. Para ter sucesso, a política deve ser eficaz, legítima e global.

Para ser eficaz, a política deve combinar planejamento, regulamentação, pesquisa e incentivos. Há uma forte justificativa para as ações do governo em pesquisa, planejamento espacial e finanças.

Mas também há a necessidade de incentivos voltados à mudança de comportamento. Comando e controle raramente são muito eficazes por si sós.

O relatório do FMI sugere que US$ 75 por tonelada de carbono poderá ser o preço em 2030, consistente com a manutenção do aumento da temperatura abaixo de 2°C. Hoje, embora haja uma série de acordos de preços, os preços em si são na maioria baixos e variáveis demais ao longo do tempo e entre países para serem úteis. 

No entanto, em princípio, um imposto sobre o carbono ou um sistema de negociação de emissões com um preço mínimo é a maneira mais eficaz (porque mais abrangente) de influenciar as emissões.

Os esquemas que geram receita fiscal também devem ser atraentes para os políticos, porque o dinheiro pode ser usado para outros fins válidos. Tributar um "mal" (uma forma de poluição, neste caso) sempre oferece uma oportunidade para melhorar a tributação ou aumentar gastos válidos.

Um ponto importante levantado pelo relatório do FMI é que países como a China e a Índia poderiam se beneficiar especialmente da redução da poluição ambiental local, devido aos benefícios do uso reduzido de carvão.

Também é vital que esses países vejam tais benefícios com o uso dos impostos sobre o carbono, porque terão que desempenhar um papel importante na redução das emissões globais necessárias (em relação à linha básica). É também nesses países que uma grande parte do investimento necessário em novos sistemas de energia deve ser feita. Portanto, os incentivos são muito importantes.

Para legitimar a política, é essencial compensar os perdedores. Não é verdade que os pobres sejam sempre proporcionalmente afetados de modo mais adverso pelo aumento dos preços da energia. Mas os protestos do resto da população também são importantes.

A compensação por preços mais altos de combustível precisa ser visível. Igualmente importante, deve-se oferecer uma visão convincente de um futuro melhor. Caso contrário, as mudanças necessárias na política nunca serão aceitas.

Finalmente, a política deve ser global, com todas as grandes economias envolvidas. Isso cria enormes problemas de equidade. Claramente, nunca chegaremos a uma solução perfeita.

Mas alguma solução terá que ser encontrada na ajuda generosa dos países de alta renda aos países emergentes e em desenvolvimento, especialmente com a introdução de novas tecnologias. Isso também levanta uma questão importante: o que deve ser feito com os que pegam carona e, acima de tudo, com o maior de todos, os inconfiáveis EUA?

A resposta em princípio é clara: terão que ser penalizados com força. Se aceitarmos, como deveríamos, a urgência do desafio, isso ocorrerá naturalmente.

O que precisa ser feito? As respostas incluem um programa de ação ao longo de três décadas, começando agora; o recurso pragmático a todas as ferramentas políticas, incluindo incentivos baseados no mercado; o uso da receita gerada pela precificação do carbono para compensar perdedores e tornar o sistema tributário e a mitigação climática mais eficientes; ênfase nos benefícios ambientais locais da eliminação do uso de combustíveis fósseis; e, acima de tudo, um compromisso com o clima como um desafio global comum.

Em uma era de populismo e nacionalismo, há alguma chance de isso tudo acontecer? Não é óbvio, infelizmente. Nesse caso, de fato teremos falhado. Mas os jovens certamente têm razão em esperar pelo melhor.

Tradução de Luiz Roberto Mendes Gonçalves
 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.