Martin Wolf

Comentarista-chefe de economia no Financial Times, doutor em economia pela London School of Economics.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Martin Wolf
Descrição de chapéu Financial Times América Latina juros

Países em desenvolvimento atingiram rochedos financeiros

Terrível situação da dívida tornou-se premente, e ação urgente é necessária

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Financial Times

É natural que as pessoas se concentrem nos problemas domésticos. Mas também é essencial ter uma visão mais ampla. A sucessão de choques –a pandemia, as restrições de oferta, a invasão da Ucrânia pela Rússia, o aumento da inflação e o aperto das condições monetárias e financeiras– afetou negativamente grandes partes da economia mundial, mas sobretudo os países mais fracos e suas populações mais vulneráveis. Tudo isso teve (e terá) consequências terríveis para o desenvolvimento econômico, o alívio da pobreza e até mesmo a estabilidade política nos países pobres. Esses desafios, que aparecem claramente no último relatório Perspectivas Econômicas Globais do Banco Mundial, não devem ser ignorados. Eles certamente dão a seu novo presidente, Ajay Banga, uma pilha de tarefas formidável.

O balanço do Banco Mundial é sombrio sobre as consequências desses choques, agravados pela desaceleração em longo prazo do crescimento do comércio mundial, o aumento do protecionismo, o acúmulo da dívida e o agravamento da crise climática. O que pode ser justamente chamado de "policrise" "causou um revés duradouro ao desenvolvimento em países emergentes e em desenvolvimento, um revés que persistirá no futuro previsível. Até o final de 2024, a atividade econômica desses países deverá estar cerca de 5% abaixo dos níveis projetados à véspera da pandemia".

Pior ainda, em mais de um terço dos países mais pobres, a renda per capita em 2024 estará abaixo dos níveis de 2019. Isso terá efeitos de longo alcance: os empobrecidos e inseguros terão dificuldade para melhorar seu próprio capital humano ou o de seus filhos. Os desastres de hoje irão irradiar para um futuro prolongado.

Morador de rua está decalço e sentado em uma calçada. Ele se apoia na marquize de uma loja.
Morador de rua pede esmola na rua Florida, a mais famosa de Buenos Aires e centro de compras para turistas - Fernando Canzian - 20.mar.23/Folhapress

Como tem sido o caso, espera-se que o leste e o sul da Ásia tenham um desempenho relativamente bom. Mas o desempenho em outros lugares, principalmente na América Latina e na África subsaariana, deverá ser ruim. No entanto, isso deve ser colocado numa perspectiva de longo prazo. O relatório indica que, sem a China, a renda per capita dos países emergentes e em desenvolvimento estagnou em relação à dos países de alta renda desde meados da década passada. As rendas per capita relativas dos países de baixa renda estagnaram por mais tempo ainda. Em resumo, a redução da desigualdade global parece ter parado.

As causas dessa estagnação em longo prazo das rendas relativas são muitas e complexas. Elas estão na política e nas políticas domésticas, bem como no meio ambiente global. Mas um fator deve ser o aumento do protecionismo e a desaceleração do crescimento do comércio mundial. Notadamente, o volume do comércio mundial cresceu a uma taxa média de 5,8% ao ano entre 1970 e 2008, enquanto o crescimento do produto interno bruto foi de 3,3% em média: o comércio foi um motor do crescimento. Entre 2011 e 2023, o crescimento médio do comércio mundial foi de apenas 3,4%, enquanto o do PIB global caiu para 2,7%. Isso não é desglobalização. Mas é definitivamente o que alguns chamam agora de "desaceleração".

Hoje, no entanto, muitos dos desafios mais assustadores são financeiros. O acúmulo de dívidas de longo prazo, especialmente por países de baixa renda, está interagindo com taxas de juros mais altas e mercados de crédito turbulentos, criando sérias dificuldades de endividamento. Como sempre, isso inclui não apenas custos mais altos, mas oferta reduzida: o crédito, mais uma vez, é racionado.

Assim, o relatório observa que uma em cada quatro economias emergentes e em desenvolvimento já perdeu o acesso aos mercados internacionais de títulos. As evidências fornecidas sobre o impacto do aperto das condições de crédito são impressionantes e perturbadoras. Desde fevereiro de 2022, o custo dos empréstimos para mutuários com classificação C aumentou extraordinários 14,4 pontos percentuais. Como resultado, a previsão de crescimento para 2023 para esses países caiu de 3,2% há um ano para apenas 0,9% agora.

No entanto, as pressões da dívida sobre os países mais pobres não são um fenômeno novo. Os pagamentos líquidos de juros sobre a dívida pública como parcela da receita do estado em países de baixa renda não apenas aumentaram significativamente desde a pandemia, como estão há muito tempo acima da média de todos os mercados emergentes e países em desenvolvimento. É necessário um alívio substancial da dívida. Muito disso terá que vir, de uma forma ou de outra, da China. Hoje, notavelmente, a dívida bilateral de países de baixa renda aos membros de alta renda do Clube de Paris tornou-se menos da metade da dívida a países não pertencentes ao Clube de Paris, principalmente a China.

A terrível situação do financiamento e da dívida tornou-se premente. Não há possibilidade de que a pobreza extrema seja eliminada sem uma mudança urgente e radical. O mesmo é verdade para que os investimentos necessários sejam feitos em mitigação e adaptação climática. Também não é concebível que os problemas dos países pobres com classificação de crédito fraca sejam resolvidos apenas pelo setor privado. Há um argumento esmagador para uma ação urgente, eficaz e generosa.

A "cúpula para um novo pacto financeiro global", na próxima semana em Paris, oferece uma oportunidade valiosa para se fazerem progressos rápidos. Mas é importante que esse progresso ocorra em cooperação com a China. As mudanças necessárias devem se basear no reconhecimento de que o que está acontecendo agora é tão insustentável quanto indesejável. Elas devem ser direcionadas às necessidades urgentes das pessoas e do planeta. Elas devem reduzir o custo da dívida existente e fornecer os recursos e instrumentos de compartilhamento de riscos necessários para gerar financiamento acessível no futuro.

Sim, os choques dos últimos anos tornaram a ação generosa e efetiva mais difícil politicamente nos países de alta renda. As pessoas assustadas ficam introspectivas. Mas esses choques também tornaram a ação mais vital, sem dúvida. Banga herdou uma instituição que, usada com sabedoria, é mais valiosa como púlpito do que como banco. Nestes tempos difíceis, ele deve usá-la bem, para unir o mundo no enfrentamento desses desafios de extrema urgência.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.