Mathias Alencastro

Pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, ensina relações internacionais na UFABC

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mathias Alencastro

Qatar segue lógica do 'falem mal, mas falem de mim'

País quer se tornar capital do Oriente Médio e trata Copa como instrumento de geopolítica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com um território que caberia no eixo São Paulo-Campinas, o Qatar passou de um porto humilde a uma das capitais da opulência da globalização em menos de três décadas por obra dos recursos naturais e do Kafala, o sistema de trabalho predatório legado pelo colonialismo britânico. O apetite pelo desenvolvimento levou à formação de uma Babilônia moderna, onde 80% da população é composta por nepaleses, indianos e outros tantos que vivem como cidadãos de segunda classe.

Ensombrado pela vizinha Arabia Saudita e perturbado pelo Irã e Iraque, o Qatar vive obcecado com a sua autonomia desde a sua independência, em 1971. Na década de 1990, em busca de proteção e luz própria, o emir ofereceu uma base aos Estados Unidos para conduzir operações militares e criou o maior grupo de comunicação do Oriente Médio. A Al-Jazeera permitiu ao seu governo contar a sua própria história sobre a Primavera Árabe anos mais tarde.

Homens eram a enorme maioria da torcida do Qatar no jogo contra o Equador, em Al Khor, durante a Copa do Mundo
Homens eram a enorme maioria da torcida do Qatar no jogo contra o Equador, em Al Khor, durante a Copa do Mundo - Karim Jaafar - 20.nov.22/AFP

Diante do colapso da Síria e do Iraque, o Qatar se posicionou como referência do Golfo Pérsico junto com os Emirados Árabes Unidos, com quem ele alimenta uma dinâmica de sintonia e competição.

Em 2010, o Qatar se aproveitou da mercantilização total da Fifa sob Joseph Blatter e garantiu uma improvável organização da Copa do Mundo. Mas a audácia deixou o país vulnerável. Liderados pela Arábia Saudita, os rivais regionais tentaram isolar o país comercialmente de 2017 a 2021.

Na Europa, as relações de poder do emir começaram a ser escrutinadas. O jornal Le Monde revelou que o governo de Nicolas Sarkozy negociou o apoio da candidatura do Qatar pela compra de 50 aviões Airbus produzidos em Toulouse por US$ 20 bilhões.

Para garantir o sucesso da Copa, o Qatar investiu numa das maiores operações de comunicação política da história. Uma armada de marqueteiros, consultores e assessores de comunicação foi espalhada pelo mundo para defender os méritos do Qatar. Antropólogos foram contratados para mostrar a importância do futebol para a identidade nacional. Estrelas do futebol, como David Beckham, passaram a atuar como embaixadores. A aquisição do Paris Saint-Germain, da marca Neymar, e, não menos importante, da BeIN Sports, a maior transmissora de esporte no Oriente Médio e na África, foram os marcos mais importantes desse processo.

Algumas questões, no entanto, foram irremediáveis. Em plena crise energética, com o Paquistão tendo que racionar o gás natural, o sistema de refrigeração para os estádios do "Doutor Refresco" não é mais visto como um milagre tecnológico, mas como um atentado climático.

As imagens das arquibancadas do estádio na partida de estreia, Qatar x Equador, lotadas por homens deixaram o público mundial constrangido. Afinal, as mulheres representaram 40% da audiência da última Copa do Mundo, e a importância do futebol feminino cresceu exponencialmente nos últimos anos.

No fundo, tudo isso pouco importa porque o Qatar segue à risca a lógica do "falem mal, mas falem de mim". A organização do maior evento do mundo é uma demonstração de poder que consolida a sua reputação de capital do novo Oriente Médio. Esta Copa, mais do que as outras, é antes de tudo um instrumento de geopolítica.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.