Matias Spektor

Professor de relações internacionais na FGV.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Matias Spektor
Descrição de chapéu Eleições 2018

Bolsonaro lança sua mais ambiciosa iniciativa de política externa

Candidato quer reunir expoentes da direita na Cúpula Conservadora das Américas

O pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) durante sabatina promovida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Brasília
O pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) durante sabatina promovida pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em Brasília - Pedro Ladeira/Folhapress

A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) lançará no fim deste mês sua mais ambiciosa iniciativa de política externa. A Cúpula Conservadora das Américas pretende reunir em Foz do Iguaçu expoentes da direita hemisférica em torno do candidato. 

O mote do encontro já foi adiantado em vídeo pelo filho do presidenciável, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL). “Chegou a hora de firmarmos os novos rumos da América Latina, não deixarmos ela cair novamente nas garras de um governo autoritário.” 

A mensagem faz parte da nova estratégia de comunicação da campanha de Bolsonaro, que vem tentando moderar as opiniões dele em temas como gênero, raça e orientação sexual. 

Na nova fase, sua equipe vem rebatendo as críticas à esquerda e à direita sobre seu pendor autoritário por meio da afirmação de que, na realidade, autoritários são os outros.

Segundo essa tese, as esquerdas latino-americanas seriam as verdadeiras responsáveis pela ameaça autoritária no hemisfério. Um eventual governo de Bolsonaro viria para libertar o Brasil desse problema. 

Assim, a “Carta de Foz” tentará apresentar ideias controversas da campanha —Escola Sem Partido, redução da maioridade penal e flexibilização do Estatuto do Desarmamento— como se fossem expressões políticas do exercício da liberdade. A linguagem utilizada no foro buscará dar a essas iniciativas um verniz adicional de legitimidade, com o argumento de que representam um movimento que não se esgota no caso brasileiro. 

Embora seja impossível prever o resultado da cúpula, é possível vislumbrar os obstáculos para que seja instrumentalizada em meio à disputa eleitoral.   

A 94 dias do primeiro turno, Bolsonaro e suas ideias ainda são poucos conhecidos no entorno sul-americano. Há uma chance real de a cúpula ficar esvaziada, sem personagens relevantes que possam jogar seu peso em favor da “Carta de Foz”. 

Além disso, a cúpula ocorre num momento em que Bolsonaro ainda não teve a oportunidade de alinhar seu discurso àquele das principais lideranças da direita regional —Maurício Macri (Argentina), Sebastián Piñera (Chile) e Iván Duque (Colômbia). Esses políticos chegaram ao poder defendendo valores conservadores, mas isso não significa que comunguem com as propostas de Bolsonaro ou com seu estilo de expressá-las.  

Se a ideia da Cúpula Conservadora das Américas é formar um “novo eixo político, econômico e cultural”, como afirmou o deputado Fernando Francischini (PSL-PR), a equipe de campanha precisará convencer potenciais aliados de que o evento de Foz representa, ao mesmo tempo, algo novo e que faz sentido. 

Não será fácil virar mito latino-americano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.