Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu

TAG Experiências Literárias se expande para os best-sellers

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A TAG Experiências Literárias, serviço de assinaturas de livros, prepara a criação de um mais um clube literário, o TAG Inéditos.

Antes dedicada somente à literatura menos comercial, a empresa criará uma modalidade voltada para um público mais amplo, focada em best-sellers inéditos no país e com assinatura mais barata (R$ 39,90 contra R$ 69,90).

O clube original é uma das iniciativas que surpreenderam o mercado editorial nos últimos anos, chegando rapidamente aos 25 mil assinantes e servindo como canal de vendas para obras literárias cujas tiragens modestas poderiam demorar anos para esgotar.

A ideia do clube de inéditos é que editoras antecipem para os assinantes os best-sellers que só seriam lançados meses depois mas os sócios admitem a possibilidade de comprarem direitos no mercado internacional e fazerem edições próprias.

Com a nova modalidade, pensada para o público mais jovem, de menor poder aquisitivo e com outra formação literária, a meta é dobrar a base de assinantes até o fim do ano. O público da TAG tem cerca de 35 anos, é de classe alta e com formação universitária.

Imagem do planeta vermelho em ‘A Caminho de Marte’ (Sextante), livro do físico Ivair Gotijo, que lidera na Nasa a operação do robô Curiosity
Imagem do planeta vermelho em ‘A Caminho de Marte’ (Sextante), livro do físico Ivair Gotijo, que lidera na Nasa a operação do robô Curiosity - Divulgação

Cor de rosa-choque A Planeta publica ainda neste semestre The Power, de Naomi Alderman, pupila de Margaret Atwood. O livro, feminista, tem semelhanças com "O  Conto da Aia", de sua mentora. A obra mostra uma distopia em que meninas descobrem que seus corpos podem produzir descargas elétricas, o que muda rapidamente a estrutura da civilização.

Números O Observatório do Livro e da Leitura divulga, em breve, uma pesquisa com 267 professores e bibliotecários de todos os estados do país. O levantamento mostra que a ficção (romance, contos, crônicas e poesia) está entre as leituras prediletas desses profissionais, já as de aperfeiçoamento ficam sexto lugar.

Números 2 A pesquisa mostra também que 48% desses profissionais admitem piratear livros da internet. Porém, a pirataria não os faz deixar de comprar obras por meios oficiais: 83% dizem comprar livros em livrarias, e 73% dizem fazê-lo pela internet. Os números somam mais de 100% porque os entrevistados podiam marcar mais de uma opção, quando questionados sobre como era seu acesso à leitura.

Tanto mar Em maio, a Casa da Moeda/Imprensa Nacional portuguesa lança a poesia completa de Antonio Carlos Secchin, acrescida de fortuna crítica. Na véspera do lançamento, Secchin também tomará posse como sócio-correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Maurício Meireles
Maurício Meireles

Repórter especial

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.