Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles

Prêmio Jabuti passa a cobrar menos na inscrição de autores independentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Prêmio Jabuti, que completa 60 anos neste ano, vai anunciar novidades na terça-feira (15).

Uma delas era uma demanda dos autores independentes, que publicam suas obras com dinheiro do próprio bolso. Eles reclamavam do valor da inscrição e da dificuldade enviar cinco exemplares.

O prêmio mudou essa regra. Para eles o custo será de R$ 327, em vez dos R$ 430 cobrados das editoras. E todos, indies ou não, agora enviarão apenas PDFs.
 

Ilustração de Felipe Cavalcante em “Clarice”, novo livro de Roger Mello, que mostra o olhar de duas crianças que viveram durante a ditadura
Ilustração de Felipe Cavalcante em “Clarice”, novo livro de Roger Mello, que mostra o olhar de duas crianças que viveram durante a ditadura - Divulgação

Clássicos A Todavia começa a consolidar uma coleção de clássicos. A casa contratou Rubens Figueiredo para uma nova tradução de “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. Ainda neste ano, o tradutor lança por lá “Infância, Adolescência e Juventude”, novelas autobiográficas de Tolstói.

Clássicos 2 Na coleção, também está “A Ilha de Sacalina”, de Tchékov, que foi à região na Sibéria para conhecer as condições de vida dos condenados numa colônia de trabalhos forçados e publicou uma série de nove reportagens, no século 19. O livro, menos conhecido, é uma espécie de “Estação Carandiru” do escritor russo.

Clássicos 3 A casa também publicará “Incidents in the Life of a Slave Girl”, um dos relatos clássicos de escravos americanos, publicado por Harriet Ann Jacobs em 1861. Jacobs fugiu de seus senhores, lançou a obra com pseudônimo e denunciou os castigos físicos e abusos sexuais que as escravas sofriam.

Tempo, tempo A carioca e parisiense Bazar do Tempo chegou a 40 títulos em dois anos e precisou crescer a equipe, com a contratação da editora Michelle Strozda, da antiga Babilônia Cultura Editorial e ex-editora da Record. A casa prepara uma leva de novos títulos para o segundo semestre.

Tempo, tempo 2 Entre os títulos previstos, estão um almanaque de brasilidades, do historiados Luiz Antonio Simas, e um livro sobre o índio Arariboia, de Rafael Freitas da Silva. A lista inclui ainda um volume de textos de Paulo Rónai sobre Guimarães Rosa e uma antologia de Drummond batizada de “Canto Mineral”.

Aniversário A Sextante, tocada pelos netos de José Olympio, completa 20 anos de existência. A editora vai promover uma série de palestras, em 26 e 27/5, no Teatro Gazeta, com autores da casa. Participam o procurador Deltan Dallagnol, Sri Prem Baba, Bruna Lombardi, Augusto Cury e Fernando Gabeira, entre outros.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.