Maurício Meireles

Coluna editada por Maurício Meireles, repórter da Ilustrada.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maurício Meireles
Descrição de chapéu Livros

Pesquisador descobre propaganda de remédio feita por Guimarães Rosa

Anúncio publicitário foi publicado em 1931 na revista O Cruzeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Anúncio de medicamentos com carta de Guimarães Rosa, na revista O Cruzeiro, em 1931
Anúncio de medicamentos com carta de Guimarães Rosa, na revista O Cruzeiro, em 1931 - Reprodução

A pesquisa em fontes primárias às vezes revela informações inesperadas e curiosas. Por exemplo: Guimarães Rosa foi garoto-propaganda de dois remédios, em 1931. Ou seja, quando ainda era médico e bem antes de lançar “Grande Sertão: Veredas”, de 1956.

A descoberta foi feita pelo bibliófilo Luís Pio Pedro, durante as pesquisas para o dicionário de pseudônimos no qual trabalha, previsto para o ano que vem.

O anúncio publicitário dos remédios Cascarobil e Metacal foi publicado naquele ano na revista O Cruzeiro, com uma carta de Rosa recomendando-os. Nela, o escritor dizia estar feliz que um paciente que sofria de “cólica hepática”, após o primeiro medicamento, achava-se “lépido, satisfeito, eufórico, cheio de saúde”.

“Estou disposto a prestar o meu fraco concurso em prol da substituição dos produtos estrangeiros pelos nacionais,  o que reputo obra humanitária e patriótica, poupando as finanças do cliente e defendendo a economia do país”, escreveu.

MERCADO O mercado editorial fechou o semestre em alta, de acordo com os últimos dados da Nielsen Bookscan.

MERCADO 2 O acumulado do ano até aqui mostra um crescimento de vendas em volume (5,24%) e em faturamento (10%) em relação ao mesmo período do ano anterior. A greve dos caminhoneiros e a Copa do Mundo  interromperam, contudo, o crescimento.

JORNALISMO A Todavia comprou os direitos do livro sigiloso sobre Trump que Bob Woodward, repórter lendário do Washington Post que revelou o escândalo do Watergate, lança em setembro nos Estados Unidos. A obra se chama  “Fear: Trump in the White House” (medo: Trump na Casa Branca). A editora fez uma orferta em dinheiro para que o título não fosse a leilão.

POESIA A poesia do chileno Roberto Bolaño será publicada pela primeira vez no país.  A Companhia das Letras lançará a antologia “A Universidade Desconhecida”, publicada  postumamente, mas organizada pelo autor em 1993.

POESIA 2 O volume traz poemas de livros como “Los Perros Románticos” e “Tres”, além de inéditos. A edição, bilíngue, será traduzida por Josely Vianna Baptista.

PROSA A editora também publica, em 2019, “A Fúria”, de Silvina Ocampo, autora argentina que orbitava em torno da revista SUR e segue inédita no Brasil. Os 34 quantos serão traduzidos por Livia Deorsola.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.