Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Televisão partida

Record, SBT e Band reverberam críticas de Bolsonaro à Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No intervalo de seis dias, na semana passada, desenhou-se com mais clareza do que o habitual a forma com que o presidente Jair Bolsonaro entende liberdade de expressão e relacionamento com a mídia. O estopim foi a exibição, no dia 29 de outubro, de uma reportagem no Jornal Nacional que associou o seu nome às investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Ainda na terça, perto do fim da célebre live no Facebook em que ameaçou não renovar a concessão da TV Globo, Bolsonaro recebeu um bilhete de alguém que o auxiliava, pôs os óculos para ler e disse: “Em 20 minutos entra o Jornal da Record, tá OK. E a gente volta a conversar”.

Em seguida, tirou os óculos e repetiu: “Daqui a pouco tem Jornal da Record. Peço que vocês assistam. Me desculpem a maneira como, exaltado, chego no limite, sou ser humano, tenho filhos, filhos meus sofrendo por causa da TV Globo”.

Jair Bolsonaro durante live no Facebook - Reprodução

Já passava das 4h da manhã em Riad quando Bolsonaro entrou ao vivo no telejornal da Record, entrevistado pelo jornalista Thiago Nolasco. “TV Globo, acabou a mamata de bilhões por ano para vocês. Vocês vão ter que renovar a concessão de vocês em 2022. Não vou persegui-los, não”, disse.

“Vocês têm que estar direitinho. Não dever nada para ninguém para que essa concessão venha a ser concedida para vocês, como para qualquer outro rádio ou televisão.”

Dois dias depois, em entrevista por telefone a José Luiz Datena, no Brasil Urgente, na Band, Bolsonaro disse: “Tem que haver liberdade de imprensa. A Globo falou demais anteontem, levou pancada. Meu filho agora falou em AI-5, tá levando pancada. A liberdade tem que ser ampla, geral e irrestrita. Ponto final”.

Em seguida, revelou ter determinado o cancelamento das assinaturas da Folha no governo federal. “Eu não quero mais saber da Folha de S.Paulo, que envenena o meu governo a leitura da Folha de S.Paulo”, disse.

À noite, em nova live, repetiu as críticas à Globo e à Folha e sugeriu: “Eu teria vergonha se eu fosse um grande empresário no Brasil de anunciar qualquer coisa na Globo”. E acrescentou: “E, quem anuncia na Folha de S.Paulo, presta atenção”.

No dia seguinte, foi a vez do filho do presidente, Eduardo, ganhar espaço no programa de Ratinho, no SBT. Generoso, o apresentador estimulou o deputado a criticar a Globo. “Você acha que setores da mídia fazem isso para desacreditar o presidente? Toda essa perseguição.” “Tenho certeza”, respondeu.

“Me falaram que você falou do AI-5”, disse Ratinho. “É exatamente onde eu queria chegar, usar o espaço que o senhor está gentilmente me cedendo para falar, para dizer que de maneira nenhuma eu cogitei retornar o AI-5. Talvez eu tenha sido um pouco infeliz de ter citado o AI-5. Se eu pudesse voltar atrás, eu não teria falado do AI-5, porque eu acabei dando munição para a oposição ficar me metralhando.”

A semana terminou com nova entrevista de Bolsonaro a Thiago Nolasco, agora em Brasília. O repórter quis saber se o presidente considerava o caso encerrado. Não, disse o presidente. “Porque não pode uma emissora de televisão, como a Globo, jogar um balde de coisa suja em cima de mim, naquela matéria da semana passada, e depois fica por isso mesmo. Não.”

Com base apenas nessas manifestações públicas, é difícil distinguir o que há de ameaças reais em meio a bravatas. O que resta claro é que o presidente entende como positivo expressar a sua visão da mídia como um território dividido entre “inimigos” e “aliados”.

Record, SBT e Band ajudaram a reverberar ofensas, ameaças e pressões à Globo, sem fazer contraponto. Datena, registre-se, pontuou a decisão de cancelar assinaturas da Folha com uma pergunta: “Mas não é uma forma de censura isso, presidente?”.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.