Mauricio Stycer

Jornalista e crítico de TV, autor de "Topa Tudo por Dinheiro". É mestre em sociologia pela USP.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mauricio Stycer

Novelas pagam preço alto por acenos da Globo a evangélicos e agronegócio

'Vai na Fé' e 'Terra e Paixão' abordam problemas atuais enquanto dialogam com conservadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em seus melhores momentos, a teledramaturgia da Globo andou em sintonia com o tempo. Várias foram as novelas que ajudaram a promover avanços nos costumes, atacando o machismo, rejeitando o racismo e denunciando a homofobia, entre outros temas de impacto social.

Em 2000, o professor de filosofia Renato Janine Ribeiro observou: "Em que pesem seus problemas, a novela é o gênero de nossa TV que melhor exprime um ideal de justiça e um sonho de felicidade".

Ainda que sem a mesma força do passado, essa é uma tradição que não se perdeu. É curioso observar, porém, como vários dos temas mais sensíveis em novelas do passado seguem trabalhados sem enredos contemporâneos.

Duas novelas atualmente no ar, "Vai na Fé" e "Terra e Paixão", combinam um esforço semelhante. Tentam se mostrar sintonizadas com graves problemas da realidade ao mesmo tempo em que buscam dialogar com parcelas conservadoras da audiência.

A grande novidade de "Vai na Fé", de Rosane Svartman, é o retrato que apresenta de evangélicos, mais tolerantes e menos irredutíveis do que os parlamentares que os representam no Congresso. Como escrevi, é um aceno da Globo, buscando amenizar a imagem negativa que adquiriu junto a parcela do grande público seguidor dessa corrente religiosa.

Cena de culto evangélico na novela 'Vai na Fé', da Globo - Reprodução /Globo

A trama, evidentemente, paga um pedágio ao percorrer esse caminho. Na semana passada, sem dar explicações, a direção da emissora determinou o corte de uma cena, já gravada, de um beijo entre duas personagens femininas.

A censura assinala um retrocesso de pelo menos dez anos em novelas do canal. Em 2014, dois homens se beijaram no final de "Amor à Vida" e, na novela seguinte, "Em Família", duas mulheres selaram sua união igualmente com um beijo.

Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) no último capítulo de 'Amor à Vida' - Reprodução

Já a recém-lançada "Terra e Paixão" tenta agradar a outro universo notoriamente conservador, os empresários do agronegócio. A novela se passa na fictícia Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. O cotidiano gira em torno dos negócios da terra.

A novela de Walcyr Carrasco também trata de temas sensíveis, como violência doméstica, alcoolismo e dependência de remédios, entre outros. Mas é a tentativa de pintar um retrato positivo do agro que desperta atenção.

Numa cena do quarto capítulo, o protagonista Caio, vivido por Cauã Reymond, reclama com seu tio, Ademir (Charles Fricks), que seu pai, o grande fazendeiro Antônio, vivido por Tony Ramos, quer prejudicá-lo na sucessão dos negócios.

Por três minutos Reymond e Fricks foram obrigados a recitar frases que são pura publicidade, sem nenhum valor dramatúrgico.

"O agro é uma das riquezas do país. Quantos empregos a gente não gera? Quantas bocas a gente não alimenta? Toda hora que eu planto soja ou milho, eu tô fazendo um país melhor, mais forte. Tudo o que a gente planta a gente até exporta. Traz riqueza pro nosso país", afirma Caio.

Em outra fala, os personagens buscam limpar a imagem dos empresários do ramo, dizendo que Antônio é uma espécie de ovelha negra, que não representa a categoria.

É de conhecimento geral que evangélicos e empresários do agronegócio apoiaram abertamente o governo Bolsonaro e votaram pela sua reeleição. Os acenos da Globo a esses dois universos não é acidental. É seguramente estratégico e necessário aos negócios da emissora.

Lamento pelo preço que as novelas estão tendo que pagar por isso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.