Michael França

Ciclista, doutor em teoria econômica pela Universidade de São Paulo; foi pesquisador visitante na Universidade Columbia e é pesquisador do Insper.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Michael França
Descrição de chapéu Enem Fies

Aceitar injustiças para melhorar serviços?

Argumento favorece privilegiados, não necessariamente os melhores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

"Não selecionamos candidatos com bom desempenho para fazer justiça, mas para proporcionar aos cidadãos a melhor prestação possível de serviços. Outros objetivos, como a diversidade, podem entrar, mas subsidiariamente", contestou Hélio Schwartsman em resposta à minha divergência em relação à sua coluna. Embora tenha sido respeitoso no debate, ainda o considero equivocado em seus argumentos.

Tolerar injustiças e a falta de inclusão para procurar selecionar candidatos com bom desempenho não se reflete necessariamente em uma melhor prestação de serviços públicos. Tampouco parece ser uma boa receita para a construção de uma sociedade mais próspera.

Esse tipo de discurso, em diferentes roupagens, sempre esteve impregnado nos ideais das elites que dominaram o país. Na busca pelo próprio interesse, elas esqueceram de enxergar a sociedade de uma forma integrada e agir em prol do bem comum. Como resultado, contribuíram para a construção de um dos países mais desiguais do mundo. Transformar essa realidade requer a mudança desse tipo de mentalidade.

Um bom desempenho em um concurso geralmente resulta do esforço, dos critérios utilizados pelos organizadores da avaliação e do investimento de tempo e recursos. Em um país pobre e desigual como o Brasil, poucos têm acesso à segunda parte dessa equação.

Ao não considerar a variabilidade dos desafios enfrentados pelos diferentes subgrupos populacionais, corremos o risco de perpetuar, com maestria, o infeliz hábito de nossa sociedade em premiar predominantemente os mais favorecidos, nem sempre os mais qualificados.

Mesmo que alguns processos seletivos consigam escolher candidatos com elevado nível técnico, a conexão com uma boa prestação de serviços pode não ser muito direta. Tomemos novamente o exemplo das universidades públicas.

Assim como em outros espaços, elas são dominadas por homens brancos de alta renda. Muitos deles aproveitaram suas vantagens de classe, raça e gênero para desenvolver a melhor versão de si, atingindo grande parte de seu potencial. Embora alguns tenham se destacado como profissionais competentes e, dentre esses, alguns demonstrem comprometimento com o bem comum, suas perspectivas moldarão suas preferências e escolhas.

Ser dirigido pelas escolhas e valores de determinado grupo social pode se refletir na melhor prestação possível de serviços para os cidadãos contidos nesse grupo, mas não necessariamente para a sociedade como um todo.

Para evitar o risco de sistematicamente reproduzir as desigualdades preexistentes, tem-se que a inclusão das minorias contribui para a redefinição da agenda de prioridades. Além disso, pode influenciar a visão de mundo daqueles que ocupam posições de poder e que estão interessados em colaborar para construir um país melhor.

O desenho e a implementação de boas políticas públicas geralmente residem nos detalhes. Já perdemos muitos recursos com políticas que, embora bem-intencionadas, não entregaram o que prometeram. Nesse contexto, a diversidade não é algo secundário; pelo contrário, pode potencializar a atuação de todos os atores sociais.

Por fim, Schwartsman, como já discuti em outras colunas, concordo quando diz que devíamos cuidar mais da educação infantil e básica. Mas isso não é um bom argumento para limitar outras intervenções que procure gerar maior igualdade de oportunidades. Além disso, a educação deve ser vista além dos muros da escola.

Para que as expectativas dos altos retornos educacionais sejam absorvidas por aqueles que tiveram piores pontos de partidas, é preciso dar-lhes inspirações de modelos sociais semelhantes. Quando conseguirmos atuar como sociedade para abrir as portas das oportunidades, os resultados serão surpreendentes.

O texto é uma homenagem à música "Subirusdoistiozin", de Criolo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.