Milly Lacombe

Escritora, colunista das revistas Trip e Tpm e autora de 'O Ano em Que Morri em Nova York'

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Milly Lacombe
Descrição de chapéu Copa do Mundo

Em nome do mistério da dominação, da paixão e da vida

O futebol é capaz de nos transportar para esse ambiente de êxtase, poesia e esplendor

Ando intrigada com o mistério. Não o mistério dos filmes de suspense, nem o mistério que envolve aceitarmos placidamente a dominação de um grupo de homens brancos que, acumulando a cada dia mais riqueza e poder, usa as instituições para proteger essa pilhagem imoral e seguir oprimindo e silenciando.

O mistério que me intriga é aquele a que o mitólogo americano Joseph Campbell se referiu quando sugeriu que para degustar o sentido da vida é preciso abrir mão de nossas configurações-padrão que comandam medo e desejo: “Livre-se deles e o esplendor virá”.

Trata-se de uma sensação que todos nós já sentimos: vendo o pôr do sol num fim de tarde preguiçoso, recebendo o abraço de um filho que volta para casa, escutando alguém dizer “eu te amo”, testemunhado o gol do título no último minuto de jogo.

São momentos que nos arrebatam e elevam a um lugar de mais significado. Suspensos nessa misteriosa poesia conseguimos, ainda que por instantes, aceitar a vida em todo o seu horror e esplendor.

Não duram muito os instantes de pico, mas duram o suficiente para que a gente perceba que faz parte de alguma coisa maior que jamais conseguiremos explicar porque a mente, as palavras e a razão não alcançam ou traduzem sensações de sublimidade.

Ao contrário das palavras, o futebol é capaz de nos transportar para esse ambiente de êxtase. Um drible criativo, a massa que se manifesta politicamente em uma só voz na arquibancada, a dor coletiva que a derrota provoca —o jogo ensina a resistir, a sofrer, a aceitar e a viver. Mas, para que cumpra sua função, ele precisa de subjetividade e de beleza; precisa transbordar paixão sincera e não paixão fabricada, seja aquela fabricada pelo jogador que quer a todo custo exibir raça ou pelo narrador que se esgoela a fim de produzir na marra uma emoção que não está ali.

O efeito de sublimação só pode ser alcançado por meio de verdade e de empatia, e verdade e empatia andam em falta nessa sociedade movida a negócios, transações, individualismo e exibicionismo.

Vamos torcer para que o futebol dos próximos dias seja capaz de subverter os interesses baixos que movem o negócio da bola prevalecendo à objetividade tediosa que a força da grana impõe. E, com poesia e esplendor, nos deixar sentir um pouco do mistério da vida.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.