Mirian Goldenberg

Antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autora de "A Invenção de uma Bela Velhice"

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mirian Goldenberg

Ódio à ideia de autoestima

Depressão e inveja aparecem na hora de entrar no Instagram alheio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Perguntei às mulheres: "O que você mais inveja em uma mulher?"

Uma professora de 57 anos confessou que inveja mulheres com "autoestima elevada". "Eu me sinto miserável quando entro no Instagram e Facebook. Fico deprimida e me consumindo de inveja das mulheres que têm autoestima elevada. Será que só eu tenho uma autoestima de merda?".

Logomarca do Facebook com um emoji de mão fazendo jóia ao lado
Inveja muitas vezes aparece na hora de entrar no Facebook ou Instagram alheio - Loic Venance/AFP

Uma estudante de pedagogia de 23 anos disse que sente inveja porque possui "zero autoestima". "Invejo uma amiga que é alegre, simpática, carismática, tem autoestima de sobra. Eu sou sem graça, sem carisma. Tenho zero autoestima."

Chama atenção a recorrência da ideia de autoestima no discurso feminino sobre inveja. As pesquisadas afirmaram que invejam mulheres com alta autoestima, excelente autoestima, autoestima positiva, autoestima de sobra. Elas disseram que o principal motivo de sentirem inveja é a baixa autoestima, porcaria de autoestima, autoestima negativa, falta de autoestima. Nenhuma, no entanto, conseguiu explicar o que é autoestima, como se a ideia fosse tão vaga e genérica que servisse para traduzir tudo o que lhes falta —e que as mulheres que elas invejam têm de sobra.

Para uma atriz de 56 anos, "a ideia de autoestima foi inventada só para acabar com a autoestima da gente".

"Acho melhor autoconfiança, segurança interior, ideias mais claras para o que a gente sente. Autoestima é uma palavra que todo mundo usa e não significa muito, igual a estresse e virose. Por que você não veio trabalhar? Virose. Por que você não quer transar? Estresse. Por que você não se separa desse cafajeste? Não tenho autoestima. Por que não usa biquíni na praia? Minha autoestima é uma merda. Eu odeio a ideia de autoestima!".

Ela concluiu: "é normal sentir inveja do que falta em nossas vidas". 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.