Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Prisões são mantidas em 73% dos casos em audiências de custódia 

Elas são realizadas 24 horas depois que a pessoa é detida em flagrante

Com a posse dos novos juízes do Dipo (Departamento de Inquéritos Policiais) pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), chega a 73%, neste ano, a manutenção das prisões depois das audiências de custódia feitas pelo órgão. Elas são realizadas 24 horas depois que a pessoa é detida em flagrante.

CURVA

O percentual supera a média de 52% registrada no Estado entre 2015 e 2017. A audiência de custódia vinha servindo para combater o encarceramento em massa e agora há uma aparente reversão disso, afirma o defensor Mateus Moro. O número de presos em SP saltou de 55 mil em 1994 para 226 mil no ano passado.

RANKING

A Defensoria Pública do Estado e entidades como a Pastoral Carcerária e o Ibccrim questionam a nomeação dos juízes do Dipo. Eles pediram ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que exija a realização de concurso, previsto em lei, para o preenchimento das vagas.

APENAS IDEIAS

O concurso, segundo Moro, além de exigido em lei impediria nomeações e escolhas de perfil ideológico. O TJ-SP afirma que não pode se manifestar sobre decisões judiciais.

Leia a coluna completa aqui. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.