Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu pt stf Lula

Governo fará propaganda dos dois anos de Temer na Presidência

Segundo assessores próximos do presidente, o recuo dele sobre candidatura não é definitivo

O presidente Michel Temer participa de lançamento de candidatura de Paulo Skaf (MDB) ao governo de SP
O presidente Michel Temer participa de lançamento de candidatura de Paulo Skaf (MDB) ao governo de SP - Marcelo Justo/Folhapress

O governo deve disparar na próxima semana peças publicitárias sob o pretexto de prestar contas dos dois anos de Michel Temer na Presidência. Ele assumiu no dia 12 de maio de 2016.

OBRA 

Além de propagandear a queda da inflação e dos juros, números da produção industrial e do agrobusiness, a campanha deve ressaltar dados da área de saúde, como o aumento de transplantes feitos no país.

ENSAIO 

O recuo de Michel Temer sobre a própria candidatura à Presidência da República não é definitivo, segundo a crença de alguns de seus assessores mais próximos. 

 

Ele só estaria fazendo isso para sair do foco e evitar o que definem como pancadaria dos meios de comunicação.

PIOR NÃO FICA 

Nesse cálculo entra a constatação de que, apesar de dialogarem com o presidente, nenhum dos candidatos se disporia a defendê-lo na campanha presidencial. Assim, Temer dobraria a aposta e se candidataria ele mesmo. Com 2% das intenções de voto, ele não teria nada a perder e poderia, na propaganda eleitoral e nos debates, melhorar esses índices.

SEM CHANCE 

A carta de Lula defendendo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, surpreendeu e desanimou lideranças da legenda que defendiam a discussão de planos alternativos à candidatura dele, ainda que não fossem adotados agora e mesmo que não fossem abordados publicamente.

PONTO FINAL 

O texto na prática bloquearia de vez qualquer conversa: ao dizer que “se aceitar a ideia de não ser candidato, estarei assumindo que cometi um crime”, Lula jogaria o mesmo peso nos que defendem a discussão sobre alternativas, segundo lideranças que defendiam a análise de cenários sem ele. 

 

Ao fazer isso, estariam acusando Lula de criminoso.

CORAÇÃO 

De acordo com uma das lideranças, o ex-presidente, com a carta a Gleisi Hoffmann, saiu do plano da razão para jogar exclusivamente com o da emoção.


COM AMOR

O filme “Querida Mamãe”, com Leticia Sabatella e Selma Egrei no elenco, teve pré-estreia na quinta (11), no shopping Iguatemi. Os músicos Biel Basile, Tim Bernardes e Xuxa Levy e o ator Fernando Alves Pinto assistiram à sessão do longa, adaptado de uma peça teatral de Maria Adelaide Amaral.


LINHAS TORTAS 

A jornalista Joice Hasselmann considera “totalmente ridícula” e “absurda” a decisão judicial na qual foi sentenciada a pagar R$ 225 mil ao Grupo Abril. Ela foi condenada por “violação de ordem judicial” e “reparação por danos morais” pelo uso indevido da palavra “veja” e outros elementos que fazem alusão à marca da revista em um domínio de internet e em um canal de YouTube. 

ESCRITO 

Hasselmann criou plataformas virtuais para produzir conteúdo após ser demitida da publicação, em 2015. A sentença ainda a obriga a “abster-se de usar a expressão ‘veja’ como elemento identificativo por quaisquer meios”. “Ninguém é dono de uma palavra”, diz a jornalista, que já recorreu judicialmente. A Abril disse que não comentará. 

ARTE 

O governador Márcio França se reunirá no dia 15 com o secretário estadual da Cultura, Romildo Campello, e artistas como Odilon Wagner, Marisa Orth, Thais Araújo e Eva Wilma para ouvir as reivindicações da classe.

ARTE 2

Entre elas está o reconhecimento da profissão —o Supremo Tribunal Federal (STF) havia marcado, no mês passado, uma votação que poderia extinguir o registro profissional de artistas, causando insatisfação no meio. A discussão foi retirada da pauta.

TE QUERO VERDE

O filme “Ser Tão Velho Cerrado”, sobre a degradação do bioma brasileiro, criou uma campanha de financiamento coletivo para bancar sua distribuição. O objetivo é arrecadar R$ 82 mil até o dia 22 de maio. O longa é dirigido por André D’Elia.  

AR LIVRE

O largo da Batata, em Pinheiros, receberá de 4 a 19 de agosto a 3ª edição da Urbe — Mostra de Arte Pública, que terá obras de Estela Sokol, Opavivará e VJ Palm. A mostra é promovida pelo Instituto Urbe, que também pretende realizar na cidade este ano um festival com intervenções artísticas feitas com luz.


MAIS QUE CHOCOLATE

O cônsul da Suíça, Urs Brönnimann, o cineasta Mano Khalil e as curadoras Talita Rebizzi e Célia Gambini foram à abertura da sétima edição da mostra Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, na quarta (9), no CineSesc.


TEMPO DE ESCOLA

O ex-ministro Celso Lafer, o deputado federal Floriano Pesaro (PSDB) e o cônsul-geral de Israel no Brasil, Dori Goren, estiveram na inauguração da nova sede do colégio Renascença, no domingo (6), na zona oeste da capital paulista.


CURTO-CIRCUITO

A banda Erasure faz show nesta sexta (11) no Espaço das Américas. Abertura da casa às 19h30.

A Verve Galeria promove happy hour em torno da mostra “Inventário”, de Dudu Garcia. Nesta sexta (11) , às 17h.

O livro “Coletânea de Poemas Tanka da Família Imperial do Japão” será lançado nesta sexta (11), às 9h30, no Hospital Santa Cruz.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e JOÃO CARNEIRO

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.