Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Toffoli citará Cazuza e Renato Russo em discurso de posse

Presidente do STF diz que "não podemos deixar o medo e o ódio entrarem em nossas vidas"

O ministro Dias Toffoli, 50, toma posse na presidência do STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quinta (13) com um discurso recheado de referências de sua geração. Citará, entre outros, Cazuza e Renato Russo. E falará sobre o momento eleitoral do país.

O ministro Dias Toffoli
O ministro Dias Toffoli - Pedro Ladeira/Folhapress

AMPULHETA 

Ele dirá que “o tempo não para [Cazuza]” e que o Brasil não está em crise, mas em transformação. E afirmará, como na poesia de Renato Russo, que “o futuro já não é mais como era antigamente”.

GENTE GRANDE 

“O jogo democrático traz incertezas”, dirá ainda o ministro. “A coragem de se submeter a elas faz a grandeza de uma nação. Não podemos ficar presos ao passado. Não podemos deixar o medo e o ódio entrar em nossas vidas, como no clássico [filme] ‘O Segredo dos seus Olhos’.”

ELE, NÃO 

A informação de que o economista Marcos Lisboa cairia como uma luva no Ministério da Fazenda em um eventual governo de Fernando Haddad causou ruído no PT. Ele defende, por exemplo, a autonomia do Banco Central.

EM OUTRA 

Assessores diretos de Haddad afastam a possibilidade e dizem que ele sequer está pensando na formação de uma equipe econômica.

NO FUTURO 

Em conversas com investidores, no entanto, pessoas próximas do petista sinalizaram que Haddad, com a concordância de Lula, tende a indicar um nome que dialogue com o mercado para comandar a economia.

PALAVRAS 

O petista, por sinal, deu entrevista na quarta (12) ao britânico Financial Times. 

DEIXA ELES 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que, apesar da turbulência diante da possibilidade de o partido ir para o segundo turno, não é hora de dedicar tempo aos operadores financeiros.

CULPA DELES 

“O mercado já nos conhece. Não precisamos fazer essa interação. Não são a nossa prioridade. E foi o mercado, afinal, que jogou o país no caos em que nós estamos”, diz ela.

BANHO 

A hora, afirma a petista, é de Haddad evitar “as agendas fechadas, com núcleos de poder, e ir para as ruas tomar banho de povo”.


NAS ALTURAS

Os atores Jarbas Homem de Mello e Claudia Raia, a apresentadora Didi Wagner e o fundador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, foram à edição do evento “Fechado para Jantar”, realizado no Farol Santander na terça (11). O presidente do Santander no Brasil, Sergio Rial, o presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Philipp Schiemer, e o empresário José Auriemo Neto com sua mulher, Mariana, passaram por lá.


COMO ASSIM? 

A equipe de Michel Temerprepara resposta para João Doria (PSDB-SP), que tenta jogar o presidente no colo de Paulo Skaf (MDB-SP).

BOA LEMBRANÇA 

Temer e Doria se reuniram inúmeras vezes, no fim de 2017 e no começo deste ano, para falar de política e de uma eventual aliança entre o MDB e os tucanos em São Paulo.

TENHA CALMA 

Um assessor de Temer diz que, se Doria insistir em usar o nome do presidente negativamente, e ainda por cima na televisão, terá uma surpresa.

LÁGRIMAS 

O ex-governador do Paraná Beto Richa chorou muito ao chegar ao Complexo Médico-Penal (CMP), na região metropolitana de Curitiba, na terça (11). Richa e outras 11 pessoas foram presas sob suspeita de participarem de um esquema de corrupção no Paraná. 

ENDEREÇO 

O ex-governador e sua mulher, Fernanda Richa, ficaram apenas quatro horas no CMP, onde estão outros presos da Lava Jato, como o ex-deputado Eduardo Cunha. No início da noite, a Justiça do Paraná determinou a transferência do casal para o Regimento de Polícia Montada, em Curitiba.

ENDEREÇO 2 

Duas salas foram reservadas para recebê-los: uma usada por um comandante e outra reservada aos cadetes pequenos.

QUATRO ESTAÇÕES 

A Secretaria Municipal de Cultura vai realizar nesta quinta (13) uma pré-estreia, em formato de ensaio aberto, do espetáculo “A Sagração da Primavera”, que celebra os 50 anos do Balé da Cidade de SP, no Theatro Municipal. 

LOTAÇÃO 

A apresentação extra também terá a Orquestra Sinfônica Municipal tocando ao vivo. “Resolvemos fazer o ensaio aberto ao público porque os ingressos já estão praticamente esgotados”, afirma o secretário da pasta, André Sturm. O espetáculo estreia no sábado (15). 

GUIA 

Visitantes da exposição “A Falta que Você Faz”, no MIS, poderão fazer um tour guiado por Débora Alves Inácio, 42. 

 

A monitora, que se voluntariou para a tarefa, é mãe de Kaiko, que desapareceu há cinco anos, quando tinha 17. 

NA PAREDE 

Realizada com a Cruz Vermelha, a mostra tem como tema o desaparecimento de pessoas em 16 famílias retratadas pela fotógrafa Marizilda Cruppe.


INVERNO PROVENÇAL

A exposição “Provence en Hiver” foi inaugurada na terça (11), na Lombardi Galeria. O curador Fausto Chermont e os fotógrafos Monica Paes e Bernardo Dorf compareceram. 

CURTO-CIRCUITO

A cantora Lari Finocchiaro faz show do projeto “Carta ao XXI”. Na quinta (13), às 20h, no Itaú Cultural. 

A Tucca celebra 20 anos. Na quinta (13), às 20h30, no Buffet França.

Rose Klabin apresenta a Phillips Exeter Academy. Às 20h30, no Morumbi.

Ana Paula Prado e Pedro Mota dão curso de comunicação jurídica na Agência LCP. Na sexta (14), às 14h.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.