Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF deve adiar julgamento sobre leis que tentam implantar a Escola Sem Partido

Análise do indulto concedido por Temer em 2017 não foi encerrado e voltou à pauta

O Supremo Tribunal Federal
O Supremo Tribunal Federal - Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve adiar o julgamento da constitucionalidade de leis que tentam implantar a Escola Sem Partido em cidades e estados do país. Ele estava previsto para a quarta (28).

RELÓGIO 

A análise do indulto para presos concedido por Michel Temer em 2017 acabou não sendo encerrada na quarta (21) e deve voltar à pauta na próxima semana. O atraso deve cancelar a votação da Escola Sem Partido.

DEDO-DURO 

A tendência da corte é derrubar as tentativas de implantação das regras nas salas de aula. Nas liminares que concedeu suspendendo as leis, o ministro Luís Roberto Barroso já disse que elas têm “o propósito de constranger e de perseguir aqueles [professores] que eventualmente sustentem visões que se afastam do padrão dominante”.

PRESSÃO MÁXIMA 

A pressão sobre o STF, no entanto, tem sido intensa. Magistrados foram procurados nesta semana para que suspendam o julgamento da questão por prazo indeterminado.

REZA BRAVA 

O tema virou ponto de honra para o presidente Jair Bolsonaro e parlamentares que o apoiam —em especial os evangélicos.

POR FAVOR 

Ministros já foram procurados por mensageiros da deputada federal eleita Bia Kicis (PRP-DF), por exemplo, que apelavam pela suspensão da votação.

SAI FORA 

A parlamentar não é exatamente bem vista na corte: é dela a ideia de antecipar a aposentadoria de ministros do tribunal para que Bolsonaro possa indicar um número maior de magistrados durante seu governo.

EU ROBÔ 

A CGU (Controladoria-Geral da União) desenvolveu um sistema para análise de prestação de contas cadastradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). A nova tecnologia vai avaliar se as contas seriam aprovadas ou rejeitadas. 

EU ROBÔ 2 

A ferramenta de inteligência artificial também vai emitir alertas de indícios de irregularidades. São mais de 15,3 mil prestações de contas pendentes, num total de R$ 16,7 bilhões.


 

A cantora e instrumentista Lucy Alves
A cantora e instrumentista Lucy Alves - Renata Meirelles

POP

A cantora e instrumentista Lucy Alves está em fase de pré-produção de seu primeiro álbum de inéditas, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2019. 


REGISTRO 

A Prefeitura de SP vetou no começo deste ano um projeto de lei que propõe a instalação de placas em viadutos e pontes da capital paulista informando a data da vistoria técnica mais recente feita naquela estrutura. 

INDEFERIDO 

O texto, de autoria do vereador André Santos (PRB), foi aprovado pela Câmara Municipal, mas não foi sancionado pelo então prefeito João Doria (PSDB). A gestão municipal alegou que os dados poderiam ser obtidos via Lei de Acesso à Informação e que o projeto exigiria “grande investimento”.

RETORNO 

Santos quer convencer colegas parlamentares a derrubarem o veto e votarem o projeto outra vez. Se aprovado de novo, o texto não precisaria mais da sanção do executivo.

TROCA 

E o vereador Fabio Riva (PSDB) vai assumir a liderança do governo na Câmara Municipal com a ida de João Jorge para a secretaria da Casa Civil


PÁGINAS DE HISTÓRIA

A cantora Elza Soares tem a sua vida contada na biografia “Elza”, escrita pelo jornalista Zeca Camargo. O livro foi lançado na quarta (21), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. A cineasta Marina Person, a apresentadora Maju Coutinho e o seu marido, Agostinho Moura, e a cantora Marina Lima estiveram lá. A energia elétrica da livraria caiu durante o evento. Ainda assim, Zeca e Elza seguiram autografando os livros até a meia-noite e meia, auxiliados pelas lanternas de celulares acionadas pelos presentes.


DETALHES 

O presepista italiano Ulderico Pinfildi vai inaugurar sua primeira exposição individual no Brasil, “È Nato Gesù”. A mostra abre no dia 29 de novembro no Museu de Arte Sacra de São Paulo. 

DETALHES 2 

Serão expostas cerca de 40 obras que mostram as principais cenas de presépios napolitanos, assim como um vídeo sobre o processo de trabalho do artista. 

NOVA ROUPA 

Os atores Mateus Solano e Luis Miranda começaram os ensaios de uma nova versão da peça “O Mistério de Irma Vap”, agora com direção de Jorge Farjalla. A estreia será no Teatro Porto Seguro, em SP, no dia 12 de abril. 

PORTAS ABERTAS 

A exposição “Investigações Visuais” apresentará um panorama do trabalho do artista Almandrade, com obras produzidas desde a década de 1970 até os dias de hoje. A mostra inaugura no dia 1º de dezembro, na galeria Luciana Caravello, no Rio.


CURTO-CIRCUITO

A cantora Baby do Brasil se apresenta nesta sexta (23), às 22h30, no Espaço das Américas, em São Paulo. O show terá Ney Matogrosso como convidado. 

A atriz Esther Góes apresenta a peça “A Estrada de Wolokolamsk” em sessões realizadas nesta sexta (23) e no sábado (24), no Sesc Santo André. 

A Galerie Brésil inaugura novo espaço nesta sexta (23), na rua Fradique Coutinho, 1.399, na zona oeste de São Paulo.

O Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade será realizado no Museu do Amanhã, no Rio, nos dias 28 e 29 de novembro. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.