Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Lista da Lava Jato com beneficiáveis por indulto de Temer gera controvérsia do STF

Documentos afirmam que dos 22 réus, 14 já estão soltos ou em prisão domiciliar

Sessão do STF durante julgamento de ação direta de constitucionalidade sobre indulto natalino
Sessão do STF durante julgamento de ação direta de constitucionalidade sobre indulto natalino - Pedro Ladeira/Folhapress

A lista de 22 condenados que seriam beneficiados pelo indulto de Michel Temer, divulgada pela força-tarefa da Lava Jato, causou controvérsia no STF (Supremo Tribunal Federal). Magistrados receberam documentos dizendo que, do total de réus, 14 já estão soltos ou em prisão domiciliar.

MUITO OBRIGADO 

Ministros afirmam que estes condenados já estariam usufruindo de penas mais brandas e até da liberdade não graças a Temer —mas a benefícios que o próprio Ministério Público Federal concedeu a eles, depois de acordos de delação premiada.

SERÁ? 

Entre os citados como possíveis perdoados na lista da força-tarefa está o ex-doleiro Adir Assad. Condenado no total a mais de 30 anos de prisão, no Rio e no Paraná, há dúvida inclusive se ele poderia ser alcançado pelo indulto.

NA RUA 

Assad está solto desde outubro. Ele cumprirá mais dois anos de pena no regime semiaberto, com recolhimento domiciliar noturno e tornozeleira. Depois, prestará cinco anos de serviço comunitário.

NA RUA 2 

Já Dalton Avancini, ex-executivo da empreiteira Camargo Corrêa, também citado, foi condenado a 15 anos de prisão e ficou na cadeia por apenas quatro meses. Em 2015, celebrou acordo de colaboração. Passou para regime domiciliar. Desde março está solto, sem tornozeleira, prestando serviço uma vez por semana numa vara de Justiça.

CANETA 

A obrigação que ele terá, por 11 anos, é a de fazer relatórios trimestrais sobre a vida que leva. Se for atingido pelo perdão de Temer, a única mudança prática em sua vida será não ter mais que escrever o documento.

JÁ? 

Geddel Vieira Lima, que não está na lista da Lava Jato mas também foi apontado como exemplo de condenado que seria beneficiado, não foi ainda nem sequer julgado. Por isso, não poderia ser perdoado.

EU QUERO 

O indulto, de qualquer forma, seria bem-vindo mesmo para os condenados que já estão soltos. Com ele, todos voltariam a ser réus primários e não teriam mais que dar satisfação à Justiça.


Entre musos e musas, Gil comenta do fim do MinC

“Cadê o resto dos musos e das musas?”, perguntou a empresária Flora Gil, no camarim do Teatro Bradesco, em São Paulo, na quinta (29). Poucos minutos antes, seu marido, o cantor Gilberto Gil, tinha deixado o palco depois do show de lançamento do álbum “Ok, Ok, Ok”. 

 

Os “musos e musas” são os amigos do compositor que inspiraram canções de seu novo CD: os médicos Roberto Kalil (“Kalil”) e Roberta Saretta (“Quatro Pedacinhos”) e a jornalista Andréia Sadi (“Lia e Deia”).

 

“Você viu que ele cantou a sua musiquinha por 30 segundos e a minha foi o show inteiro, né?”, brincou Kalil com Saretta. O médico gravou com seu celular o momento em que Gil tocou a faixa na apresentação. 

 

O artista falou com a coluna sobre a cultura no Brasil no futuro governo. 

 

“Já houve experiências nesse sentido [sobre o fim do MinC como ministério isolado]. A articulação com as secretarias de cultura nos estados e municípios é muito importante, acho que até mais importante do que ter um ministério para chamar de seu [risos]. É preciso uma gestão para chamar de sua. 

 

Eu entendo que há uma certa decepção na classe, no setor, porque isso [fim do MinC] soa como um ‘downgrade’, né. Acho que vai depender muito da sensibilidade do ministro e da visão que o presidente tenha da questão cultural. Todo mundo da cultura vai estar prestando atenção.”


REFORMA 

Mais uma mudança no secretariado do prefeito Bruno Covas: Caio Megale deixa a secretaria da Fazenda. Philippe Duchateau assume em seu lugar.

ESTRADA 

Antonio Palocci deixou Curitiba por volta das 21h da quinta (29). O motorista do ex-ministro foi buscá-lo de carro e ele chegou em seu apartamento, no bairro dos Jardins, em SP, na madrugada desta sexta (30). Palocci ficou preso por dois anos na capital paranaense.

VISITA 

A possível vinda do presidente americano, Donald Trump, para a posse de Jair Bolsonaro será confirmada perto do dia 18 de dezembro. Essa é a data em que está prevista a vinda da equipe do FBI ao Brasil para reconhecer o espaço do evento.

DESFILE 

Bolsonaro pode não dar a volta na Esplanada dos Ministérios a bordo do Rolls Royce presidencial, como fizeram os outros ex-presidentes no dia da posse. A equipe que prepara a festa analisa a possibilidade de ele sair da residência oficial em carro fechado e ir direto subir a pé a rampa do Congresso Nacional.

CABEÇA... 

Militantes da Marcha da Maconha de SP pediram asilo político ao Consulado do Uruguai, que regulamentou a venda da droga em 2017. “Se eles aceitarem que brasileiros pacientes terapêuticos da maconha podem viver lá em condições de asilados políticos, tem gente da marcha que gostaria de ir”, afirma Gabriela Moncau, integrante do movimento.

...FEITA 

“Nos fazemos aqui presentes para solicitar asilo político em seu país, uma vez que nosso Estado nos persegue politicamente e ameaça nossas vidas ao não permitir o acesso legal e regulamentado ao uso terapêutico da maconha”, diz o documento.

MOVIMENTO 

A professora de arte contemporânea Julia Bryan-Wilson, os curadores Thomas J. Lax e Mathieu Copeland, o coreógrafo Ismael Ivo e as artistas Carmen Luz e Cláudia Müller vão participar do seminário internacional “Histórias da Dança”, que ocorre no dia 12 de dezembro, no Masp, em São Paulo.

CONDECORAÇÃO 

O bloco carnavalesco Acadêmicos do Baixo Augusta será homenageado com a Salva de Prata, uma das comendas mais importantes do município, que é concedida pela Câmara Municipal. A entrega será feita na abertura do Festival do Baixo Augusta, no dia 2 de fevereiro.


PÁGINAS

O crítico Amir Labaki esteve no lançamento do livro “Faz Pouco Tempo”, do jornalista Roberto Muylaert, realizada no Itaú Cultural, na quinta (29). O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, também passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

Helena Trevisan lança neste sábado (1º) o livro “Melindrosa - A Galinha Constipada”. A banda Os Tamanduás se apresentará no evento. Às 16h, na Arena Trevisan, em São Paulo.

Claudia Leitte e Ludmilla participam neste sábado (1º) do Prudence Fest, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

O DVD “Dois por Dois ao Vivo”, de Luiz Millan, Moacyr Zwarg, Michel Freidenson e Teco Cardoso
será lançado no domingo (2) na Livraria da Vila da alameda Lorena. 

O diretor do Sesc-SP, Danilo Miranda, debate sobre cultura. No domingo (2), na Universidade de Guadalajara, no México.

A DJ Meital Barzilay discoteca no Fest Shalom SP. No domingo (2), na praça Alexandre Gusmão, em SP.

com  BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.