Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Menos da metade dos projetos beneficiados pela Lei Rouanet em 2018 receberam 97% dos recursos

Estudo analisou 26 mil projetos que recorreram ao incentivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cena do musical "A Pequena Sereia", que lançou mão da Lei Rouanet
Cena do musical "A Pequena Sereia", que lançou mão da Lei Rouanet - Avener Prado/Folhapress

Em 2018, 97% dos recursos captados via Lei Rouanet foram distribuídos para quase metade do total de projetos beneficiados. Segundo dados do governo federal, a lei de incentivo à cultura usou R$ 1,288 bilhão em renúncia fiscal no ano passado.

FATIA 

De um universo de 14 mil autorizadas a captar, apenas 3.197 propostas foram beneficiadas no ano passado. Destas, 1.400 receberam R$ 1,251 bilhão —outras 1.797 ficaram com os 3% dos recursos restantes.

MITO 

Os dados são do levantamento “Lei Rouanet, um Mecanismos de Castas”, sobre distribuição de verbas da lei, realizado pelo produtor cultural Paulo Pélico. “O estudo também sepulta dois mitos: que a concentração dos recursos seria de natureza regional e que as verbas eram abocanhadas por artistas consagrados”, diz.

NÚMEROS 

Pélico analisou 26 mil projetos, referentes aos anos de 2017 e 2018, que estão disponíveis no Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura), portal que reúne informações oficiais sobre beneficiados da Lei Rouanet.

CADEIRA VAZIA 

A candidatura do juiz Luiz Antonio Bonat para o cargo de Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba surpreendeu advogados e funcionários da vara ouvidos pela coluna. Bonat é o primeiro colocado no ranking de antiguidade na magistratura, critério que será utilizado para definição do substituto.

LISTA 

Agora, há uma expectativa para saber se os outros juízes interessados na vaga vão manter a intenção. Além de Bonat, outros 24 magistrados se candidataram. O juiz Friedmann Anderson Wendpap, terceiro no ranking de antiguidade, é o que teria o perfil mais parecido com o de Moro.

FIO 

O PSOL deve entrar com pedido de investigação no Conselho de Ética do Senado contra Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). A ideia começou a ser debatida após a notícia de que o senador eleito empregou, como deputado estadual do Rio, parentes de um ex-PM suspeito de comandar uma milícia.

MEADA 

Flávio Bolsonaro atribui a contratação ao seu ex-assessor Fabrício Queiroz.


ALÉM DO QUE SE VÊ

O secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, foi ao coquetel de abertura da exposição “Além do Infinito”, com obras dos artistas Regina Silveira e Serge Salat, no Farol Santander, na segunda (21).O curador Tadeu Chiarelli, a galerista Luciana Brito e a vice-presidente de comunicação do Santander, Patrícia Audi, também compareceram. 


ATAQUE 

A Uneafro Brasil, entidade de defesa dos direitos dos negros, enviou uma carta ao governo de SP pedindo “retratação pública” de João Doria (PSDB) pela sua fala de que “a orientação da Polícia Militar é imobilizar o bandido. Se ele reagir, vai para o cemitério”. 

DEFESA 

A entidade questiona se ele estaria “implementando de maneira unilateral a pena de morte no estado”. O governo de SP diz que a fala de Doria “enfatiza que a orientação é ‘imobilizar o bandido’ e só atirar se ele reagir pondo em risco vidas inocentes e a do próprio policial”. 

AMIGOS 

E em Davos, Doria se reuniu com o ministro da Justiça, Sergio Moro, para discutir segurança pública no estado. Um dos temas tratados foi a situação dos presídios paulistas. Ele e Moro estão hospedados no mesmo hotel na Suíça, onde participam do Fórum Econômico Mundial.

TELONA 

O documentário “Desterrados”, do ator Munir Pedrosa, está em fase de pós-produção. O filme é feito baseado nos relatos coletados por Pedrosa para para realizar a peça “Hotel Mariana”. O ator entrevistou sobreviventes do desastre ambiental em Mariana, em Minas Gerais. O lançamento está previsto para 2019.

ROTEIRO 

A atriz Cacau Protásio será a protagonista da comédia “A Sogra Perfeita”, da produtora Paris Entretenimento. Com roteiro de Dani Valente, o filme começa a ser rodado em março em São Paulo e será lançado neste ano.

DOAÇÃO 

O Baile de Espuma da Pilantragi, realizado na Casa das Caldeiras, em SP, no domingo (20), arrecadou duas toneladas de alimentos não perecíveis e 1.200 livros. As doações foram encaminhados para a ONG Acorde.


LAR DOCE LAR

O designer Kiko Farkas foi à abertura da mostra “Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães”, com curadoria do designer Kenya Hara, na Japan House, na sexta (18). O cônsul-geral do Japão em SP, Yasushi Noguchi, passou por lá.


CURTO-CIRCUITO

A Associação Eu Amo o Brasil inaugura nesta quarta (23) 36 bandeiras do Brasil e de SP ao redor do Obelisco do Ibirapuera.

Começa nesta quarta (23) a mostra do 1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin.

O filme “Legalize Já - Amizade Nunca Morre” chega nesta quarta (23) às plataformas digitais. 

O Festival Path anuncia nesta quarta (23) a mudança para a av. Paulista. 

O Itaú Unibanco abriu venda de ingressos do Rock in Rio pelo programa Sempre Presente.

com BRUNA NARCIZO (interina), BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.