Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputados do Podemos apresentam projeto para evitar que Justiça Eleitoral julgue crime comum

Texto é assinado por Igor Timo (Podemos-MG) e Roberto de Lucena (Podemos-SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os deputados Igor Timo (Podemos-MG) e Roberto de Lucena (Podemos-SP) protocolaram na manhã desta sexta (15) no Congresso Nacional um projeto de lei para retirar da Justiça Eleitoral a competência para processar e julgar crimes comuns. 

O texto é contrário à ao julgamento do Supremo Tribunal Federal na quinta (14) que decidiu que crimes como corrupção e lavagem de dinheiro —quando investigados juntos com caixa dois— devem ser processados na Justiça Eleitoral, e não na Federal.

O projeto de lei estabelece a "competência da Justiça Federal e da Justiça Estadual para processar e julgar os crimes contra a administração pública e os de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores no âmbito de campanhas eleitorais". 

Segundo a assessoria de imprensa do Podemos, trata-se de uma iniciativa nacional do partido e que conta com apoio da bancada no Senado e na Câmara. O Podemos também informa que pretende se reunir com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, na próxima semana.

No documento protocolado, os parlamentares dizem que "o momento atual exige do Congresso Nacional firmeza e coerência com essa vontade declarada pela maioria da população brasileira" e que a decisão do STF "não pode ser recebida de maneira passiva por Este Parlamento".​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.