Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

STF decidiu de forma conservadora em mais de 60% das vezes em 2018

No mesmo período, 33% das decisões tiveram viés progressista e pró-sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma conservadora, legalista e favorável ao Estado em 63% dos casos julgados em 2018 sobre matérias trabalhistas, de saúde, tributárias e penais. 

0
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, durante sessão plenária para discutir a lei municipal de transporte individual por aplicativos, em Brasília (DF) - Renato Costa/Folhapress

TOGA

No mesmo período, 33% das decisões tiveram viés progressista e pró-sociedade. O restante terminou empatado. A conclusão é do Anuário da Justiça Brasil 2019, da editora Consultor Jurídico, que será lançado no dia 29 deste mês.

LÁ 

O estudo também compara as votações de cada um dos onze ministros da corte. Carmen Lúcia foi a que mais se alinhou às teses vencedoras julgadas pelo STF, fazendo-o em 96% de seus votos. 

CÁ 

Por outro lado, Marco Aurélio foi o que mais defendeu teses vencidas, em 47% dos casos analisados pelo anuário. 

VAI E VEM 

A jornalista Helena Bagnoli diz ter sido convidada e depois “desconvidada” para a assumir a presidência da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura

REDE 

Segundo ela, o motivo foi um post no Facebook declarando voto em Márcio França (PSB), oponente de João Doria (PSDB) nas eleições 2018. 

TEMPO 

Bagnoli diz que, após ter passado por um processo seletivo de quase dois meses, foi convidada para ocupar o cargo pelo secretário da Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão. No dia seguinte, foi informada por um conselheiro da fundação que a sua indicação foi cancelada.

VIRA... 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa afirma que a escolha do presidente da fundação cabe ao conselho da entidade, que indicou José Roberto Maluf.

... VIROU 

A Fundação Padre Anchieta diz em nota que o processo seletivo vem evoluindo e estabeleceu uma série pré-requisitos e critérios. 

MIRIM 

A Câmara Municipal vai lançar nesta terça (21) um conselho formado por crianças entre 6 e 12 anos. O projeto é do vereador Celso Giannazi (PSOL).

PAPO ADULTO 

O grupo vai se reunir em uma sala decorada aos sábados a cada 15 dias. A ideia do parlamentar é que eles relatem problemas nas escolas.


SOBEM AS CORTINAS

Os atores Marieta Severo, Sérgio Mamberti e Petrônio Gontijo foram à estreia do espetáculo “Cabaré Transpoético”, no teatro do Sesc Pompeia, na quinta-feira (16). As atrizes Lucélia Santos e Beatriz Azevedo estão na peça. Aderbal Freire-Filho assina a direção da montagem.


CAIXA 

O consumo das famílias brasileiras tem potencial para movimentar cerca de R$ 4,7 trilhões em 2019. O estudo é do IPC Maps e afirma ainda que essa quantia será responsável por 64,8% da somatória de bens e serviços deste ano.

CENTROS 

Segundo o levantamento, as capitais perderão espaço no consumo —de 29,6% em 2018 para 28,9% este ano. O interior, no entanto, vai elevar de 54%, em 2018, para 54,4% a movimentação de recursos em 2019.

EM CAIXA 

Mais de R$ 110 mil da venda de produtos da marca Tereza, criada para impulsionar cooperativas formadas por detentos e ex-detentos, não puderam ser repassadas às mulheres cooperadas da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé, no interior de SP. Segundo o Humanitas360, isso ocorre porque governo paulista ainda não firmou termo de parceria com o instituto.

DISCUSSÃO 

A Secretaria da Administração Penitenciária, do governo de São Paulo, diz que continuam as tratativas com o Humanitas360 para “adequar o modelo às normas e leis que tratam do assunto e, dessa forma, regularizar a transferência de recursos para as reeducandas”.

MÃOS LIVRES 

E o instituto irá criar a quarta cooperativa de detentos do país, desta vez no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis, no Maranhão. Um representante do Humanitas360 irá se encontrar com o governador Flávio Dino (PCdoB) nesta terça-feira (21) para acertar os detalhes.

EXPORTAÇÃO 

A cantora baiana Luedji Luna se prepara para a sua primeira turnê internacional. A partir de junho, ela fará shows em cidades como Toronto, Nova York, Amsterdã, Lisboa e Berlim.


PARTITURA

O presidente e a vice-presidente da Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), Sidnei e Claudia Epelman, foram ao concerto da série “Música pela Cura”, na Sala São Paulo, na semana passada. Os músicos Thiago Espírito Santo e Joshua Redman tocaram no espetáculo. 


CURTO-CIRCUITO

Rodrigo Sombra lança o fotolivro “Noite Insular: Jardins Invisíveis”. Na Galeria São Paulo Flutuante.

O Programa Cidades e Longevidade, do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, concorre a prêmio em Tóquio.

O campeonato de bandas Red Bull Breaktime Sessions recebe inscrições.

Fernando Henrique Cardoso participa do Café Filosófico CPFL, no Auditório Ibirapuera. Na quarta (22), às 19h. 

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou GABRIEL RIGONI

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.