Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bisneta e trineta de Euclides da Cunha divergem sobre política

'Ele é uma grande árvore da cultura, e nós somos as ramificações', diz uma delas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Euclides da Cunha é uma grande árvore da cultura, e nós somos as ramificações”, diz Janaína da Cunha, 47, escritora e bisneta do autor. Ela e a prima, Dora da Cunha, 62, com a filha Luciana Lage, 32, trineta de Euclides, estiveram no brinde de boas-vindas da Flip, na quarta-feira (10).

 

“Se um dia eu produzir na vida 2% do que ele fez, estou feliz”, afirma Luciana, que estuda pedagogia. Ela não tem o sobrenome do escritor por escolha da mãe. “Na escola eu tinha muito orgulho de falar do meu trisavô, mas achavam que estava mentindo”, conta, rindo.

“Costumamos dizer que puxamos o gênio forte do Euclides. Dizem que não temos papas na língua. E a gente fala mesmo. Tá no sangue”, emenda.

A conversa esquenta quando a política vira assunto. “Quase excluí a Janaína do meu Facebook [em 2018]. A minha mãe eu cheguei a bloquear, mas voltei atrás”, conta Luciana, que votou em Fernando Haddad (PT). Para ela, Euclides seria crítico do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e atacaria as medidas do governo.

“Discordo. Se fosse contra, ele não ia atacar. Pensaria no país em primeiro lugar”, avalia Janaína, que apoiou Bolsonaro. “Se a gente boicotar [o atual presidente], acabamos boicotando nós mesmos e o nosso progresso.”

“Temos que fazer o exercício de democracia dentro da família. Eu apoio o Brasil”, completa Janaína. “Se você apoiasse o Brasil, nem teria votado”, ironiza Luciana.

“Na viagem a gente já tava vendo que ia ter briga no quarto”, segue ela, rindo. “É por isso que combinamos de evitar falar sobre política.”

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.