Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Equipe de Guedes festeja proposta de imposto único de empresários

Grupo de apoiadores de Bolsonaro propôs reforma tributária paralela

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A equipe econômica do governo festejou a notícia de que um grupo de empresários defenderá uma reforma tributária paralela que propõe a criação do imposto único no país.

O ministro Paulo Guedes e os secretários Rogério Marinho e Waldery Rodrigues
O ministro Paulo Guedes e os secretários Rogério Marinho e Waldery Rodrigues - André Coelho/Folhapress

CONTA CORRENTE 

O tributo, de acordo com o Brasil 200, que reúne empresários e lançará a ideia, teria alíquota de 2,5% e incidiria sobre toda a movimentação financeira no país.

BOA IDEIA 

A iniciativa, na visão de integrantes do governo, mostraria que a criação da CP (Contribuição Previdenciária), prevista também para incidir sobre todas as transações financeiras, bancárias ou não, deve sofrer pouca rejeição do setor produtivo.

NO PASSADO 

Há pouco tempo, a ideia de um tributo sobre movimentação financeira era bombardeada por alguns setores econômicos.

NO LUGAR 

A ideia é que a CP substitua a contribuição previdenciária que incide sobre a folha de pagamentos das empresas brasileiras.

PARE 

A Rede pedirá que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspenda qualquer investigação promovida contra o jornalista Glenn Greenwald que tenha como justificativa a publicação de reportagens contra Sergio Moro e os procuradores da Operação Lava Jato.

BEM AGORA 

A Polícia Federal teria pedido ao Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) uma análise das movimentações financeiras do jornalista depois que o escândalo das mensagens foi veiculado pelo site que ele lidera, o The Intercept Brasil.

LIVRE 

A Rede entrará com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Princípio Fundamental) argumentando que qualquer investigação injustificada sobre o jornalista estaria ferindo o princípio da liberdade de imprensa, consagrado pela Constituição.

CASO DE POLÍCIA 

“Um inquérito para investigá-lo não pode prosseguir —a não ser que a atividade jornalística tenha se tornado crime no Brasil”, diz o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Ele próprio entrará no Supremo também com um habeas corpus em favor de terceiro, para impedir qualquer medida de força contra Glenn Greenwald.


 

O ator Caco Ciocler
O ator Caco Ciocler - Folhapress

ATRÁS DAS CÂMERAS

O ator Caco Ciocler integra o elenco da segunda temporada da série “Unidade Básica”, produzida pela Gullane para o Universal TV; ele também vai dirigir dois episódios da nova safra do seriado, que deve estrear ainda neste ano.


PINGA 

A Prefeitura de São Paulo vai reformar o telhado da sala Tarsila do Amaral, no Centro Cultural São Paulo. Vazamentos de água dificultam a utilização do local e põem em risco as obras de arte ali abrigadas. 

PINGA 2 

A Secretaria Municipal de Cultura abriu edital para a contratação de empesa para a instalação de uma lona para impermeabilização da laje. O pregão será aberto no dia 17 deste mês, e a reforma deve começar 30 dias depois de o contrato ser assinado.

COFRE 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai distribuir R$ 247 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública entre estados que cumprirem oito critérios estipulados pela pasta. 

INVESTIMENTOS 

Uma das exigências é que o montante seja usado para a proteção das fronteiras. Outro critério é que os recursos sejam aplicados na implementação de banco de perfis genéticos e na criação de delegacias de combate à corrupção. 

JOGO DE SORTE 

O valor equivale a 50% das receitas arrecadadas das loterias, conforme previsto na lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

CORAGEM 

A modelo e atriz Luiza Brunet diz que o Consulado do Brasil em Nova York recebeu cerca de 20 denúncias de violência doméstica e pedidos de orientação após uma palestra dela para mais de 100 brasileiras imigrantes.

SAIDEIRA 

O músico Carlinhos Brown e a orquestra Jazz Sinfônica se apresentarão juntos no Auditório do Ibirapuera no dia 4 de agosto. O espetáculo repete o encontro realizado na abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão, em junho.


PARTITURA

O secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, e o diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, foram ao coquetel para convidados do concerto em comemoração aos 20 anos da Sala São Paulo, na quinta (4). A regente Marin Alsop, o presidente do conselho da Fundação Osesp, Fábio Barbosa, e o museólogo Fábio Magalhães também compareceram.


CURTO-CIRCUITO

O espetáculo “O Nome das Coisas” tem pré-estreia nesta segunda (8), às 21h, na SP Escola de Teatro. 

A cantora Alice Caymmi apresenta o show “Electra”, que tem direção de Paulo Borges. Na terça (9), no Teatro Riachuelo, no Rio. 

A cantora Simone interpreta músicas de Ivan Lins no Teatro Porto Seguro. Na terça (9), às 21h. 

Estreia na terça (9) a peça “Shakespeare e o Verme que Comeu o Rei”. No Inbox Cultural, em Pinheiros, SP. 

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.