Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ministério Público pede que TCU apure se o Coaf investiga contas de Glenn Greenwald

Polícia Federal teria pedido ao conselho que vasculhasse contas bancárias do jornalista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) apresentou requerimento para que o órgão apure se o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) está analisando as movimentações financeiras do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

O jornalist Glenn Greenwald
O jornalist Glenn Greenwald - Pedro Ladeira/Folhapress

VINGANÇA 

A Polícia Federal teria pedido ao Coaf que vasculhasse as contas de Greenwald depois que ele começou a publicar o escândalo das mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato. A PF, subordinada a Moro, não confirma a informação.

VINGANÇA 2 

O procurador Lucas Furtado afirma, no requerimento, que qualquer iniciativa do Coaf seria uma “retaliação à divulgação das mensagens” e, portanto, um “flagrante desvio de finalidade pública”. E pede que o TCU apure a “ocorrência de ilegalidades”.

NA MESMA 

A carta em que Léo Pinheiro reafirma acusações que fez a Lula no caso do tríplex teve efeito nulo sobre magistrados do STF (Supremo Tribunal Federal). A corte deve julgar no segundo semestre se Moro foi ou não parcial ao conduzir o processo e condenar o ex-presidente.

VAZIO 

Para ministros que analisam o tema, a carta reforça, mas não traz novidades ao que já havia sido dito por Pinheiro sobre Lula em depoimento judicial nem prova que Moro foi imparcial. Ele nem sequer é citado no texto.

É VERDADE 

Na correspondência, Pinheiro diz que não sofreu pressão de procuradores da Lava Jato para incriminar o ex-presidente. “Não menti nem fui coagido”, afirma.

TRAJETO 

Pinheiro, no início da Lava Jato, optou por permanecer em silêncio e nada falou sobre Lula. Depois de condenado, ele começou a negociar delação premiada. Num depoimento a Moro, afirmou que a reforma do tríplex atribuído ao petista foi paga com recursos de propina de contratos da OAS com a Petrobras.

TRAJETO 2 

A defesa de Lula sustenta que ele foi pressionado e mudou repentinamente a versão, envolvendo o ex-presidente para obter benefícios judiciais. Pinheiro diz que suas declarações foram espontâneas.


SEMPRE JOVENS

A cantora Anitta, a apresentadora Sabrina Sato e a atriz Giovanna Ewbank estiveram no prêmio MTV Miaw, na quarta (3), no Credicard Hall. Carolina Dieckmann e seu marido, o diretor Tiago Worcman, a funkeira Ludmilla e sua namorada, a dançarina Brunna Gonçalves, e a cantora Pabllo Vittar também compareceram. 


TEMPO... 

O governo paulista agora trabalha com um prazo de cinco anos para a mudança completa da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de SP) do atual local, na Vila Leopoldina, para o novo endereço. “Na virada de 2023 para 2024 o Ceagesp não estará mais onde está”, diz o governador João Doria.

... AO TEMPO 

Em abril, Doria anunciou que o entreposto estaria em novo endereço até o fim de 2020. O prazo foi tido como inviável por interessados.

PIT-STOP 

E o tucano conta que não se falou sobre Fórmula 1 no encontro que teve com o presidente Jair Bolsonaro, na quarta (3). Na semana passada, os dois se desentenderam sobre o local de futuras corridas do Grande Prêmio do Brasil. “Foi uma conversa muito cordial, amável”, conta Doria.

BANDEIRADA 

“É um conjunto de fatores que tornará difícil a mudança [do GP] de SP para outro local”, avalia o governador. “Pelas razões econômicas. Pelos pilotos —eles gostam do autódromo. E por razões de saúde. É fundamental que a estrutura hospitalar para emergências seja a melhor e fique o mais próximo possível.”

TIME 

Os advogados Augusto de Arruda Botelho e Beto Vasconcelos foram chamados para reforçar a defesa de Preta e Sidnei Ferreira, filhos Carmen Silva, líder do MTSC (Movimento dos Sem Teto do Centro).

CUSTO 

Os irmãos estão presos desde o dia 24 de junho. Eles são acusados de cobrar aluguel nas ocupações que coordenam. Os movimentos alegam que as cobranças são para custear a manutenção dos prédios invadidos e que as prisões são ilegais. Cármen já foi inocentada num julgamento sobre o mesmo tema.

CUSTO 2 

O Ministério Público de São Paulo, por sua vez, admite as cobranças e já orientou os movimentos a criarem cooperativas para regularizar a prática.

EM OBRAS 

Representantes do Teatro Oficina notificaram o Ministério Público de SP para que o órgão investigue reformas que o grupo Silvio Santos estaria fazendo no terreno ao lado do Oficina, no Bexiga.

EM OBRAS 2 

Tal medida contradiz decisão da Justiça de São Paulo que, em junho, concedeu um pedido de tutela provisória para suspender a tramitação do processo das torres que o apresentador quer construir no terreno. O grupo Silvio Santos não quis se pronunciar.


PALAVRA GARFADA

A Academia Paulista de Letras fez jantar em homenagem ao governador João Doria, na quarta (3), no restaurante Cantaloup, em São Paulo. Ele foi ao evento com a primeira-dama, Bia Doria. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau e o ator Juca de Oliveira participaram do encontro. 


CURTO-CIRCUITO

Antonio Bastos e Andrea Sztajn apresentam painel sobre o protagonismo da energia renovável. Nesta sexta (5), no Expert XP 2019. 

A Fundação Estudar está com inscrições abertas para o evento Lidera, que terá palestras de jovens lideranças e que ocorre no dia 5 de agosto, em SP.

A Fundação Japão promove apresentações do performer Satoru Akimoto no 22º Festival do Japão. No sábado (6) e no domingo (7), no São Paulo Expo Center.

com BRUNA NARCIZO, BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.