Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Forças Armadas do Brasil tentam evitar intervenção na Venezuela

Países da Organização dos Estados Americanos ameaçam reativar tratado que pode resultar em intervenção militar no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cerco de países da OEA (Organização dos Estados Americanos) à Venezuela, com a ameaça de reativar um tratado que pode resultar em uma intervenção militar no país, não altera a disposição das Forças Armadas do Brasil de ficar longe de qualquer conflito com a nação vizinha.

Fronteira entre Brasil e Venezuela em Pacaraima
Fronteira entre Brasil e Venezuela em Pacaraima - Bruno Kelly/Reuters

DE LONGE

O Brasil votou a favor da convocação de uma reunião para reativar o Tiar (Tratado Interamericano de Assistência Recíproca). Um dos militares do núcleo do governo, no entanto, disse à coluna que o país seguirá trabalhando para evitar a intervenção.

TUDO IGUAL 

“Nada muda”, afirmou o militar à coluna quando questionado sobre a possibilidade de uma escalada na crise com a Venezuela.

DATA 

A reunião da OEA deve ocorrer paralelamente à da ONU, nesta semana.

MARÉ 

Bolsonaro viajará a Nova York em um momento de baixa de Donald Trump, seu principal aliado no cenário internacional.

MARÉ 2

De acordo com pesquisa da Fox News do dia 19, Trump perderia as eleições para o democrata Joe Biden por 52% a 38%; de Bernie Sanders, por 48% a 40%. E de Elizabeth Warren, por 46% a 40%.

SUOR

Outros aliados de Bolsonaro pelo mundo também sofrem: Maurício Macri está atrás do peronista Alberto Fernández na eleição presidencial da Argentina e Binyamin Netanyahu passa por sufoco nas urnas de Israel.

PONTO

A Justiça Federal de SP determinou que delatores da Odebrecht no estado e outros, como Adir Assad, realizem trabalhos burocráticos, longe do público.

PONTO 2 

Eles vão dar expediente uma vez por semana na sede administrativa da Justiça Federal. Os serviços fazem parte da pena acertada com o MPF (Ministério Público Federal). A ideia é evitar exposição e assédio da imprensa.

BATE-PAPO 

O ex-presidenciável Guilherme Boulos, do PSOL, lança um podcast nesta semana. Ele pretende fazer uma análise semanal da política “do ponto de vista da esquerda”. E também realizar entrevistas.


SOU TODO SEU

A atriz Denise Fraga recebeu o carinho da também atriz Glória Menezes após se apresentar na estreia do monólogo “Eu de Você”, no Teatro Vivo, em São Paulo, na quinta-feira (19). Os atores Ilana Kaplan e André Acioli foram prestigiar a peça. Assim como o crítico de arte Evaristo Martins de Azevedo e o jornalista Celso Curi.


MARTELO 

O processo sobre o sítio de Atibaia, que condenou o ex-presidente Lula a 12 anos e 11 meses de prisão na primeira instância, começou a andar no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que julga os processos na segunda instância. Audiências já foram marcadas para esta semana. 

DANÇA DAS CADEIRAS 

O Ministério da Cidadania trocou, só na semana passada, os superintendentes do Iphan no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Paraná. O presidente nacional do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), Nivaldo Andrade, diz estar preocupado com indicações de nomes sem experiência na área.

OFÍCIO 

Em junho, Andrade encaminhou uma carta ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, questionando-o sobre informações de que indicações a cargos do Iphan seriam objeto de negociações politico-partidárias. A pasta não comenta.

TRABALHO 

Uma prisão em São Luís, no Maranhão, vai implantar um projeto de cooperativa entre as detentas para a produção de artesanato e artigos têxteis. A proposta tem como objetivo capacitar as prisioneiras para que elas administrem o seu próprio negócio.

MANUAL 

O projeto é fruto de uma parceria do governo com o Instituto Humanitas 360 e o Conselho Nacional de Justiça. A iniciativa replica uma experiência executada na Penitenciária Feminina de Tremembé, em SP, e que deu origem à marca Tereza, de artigos produzidos por detentas.

DAMA

A atriz Alessandra Maestrini será um dos artistas que interpretará papéis icônicos vividos por Bibi Ferreira em sua carreira. As performances serão realizadas na entrega do Prêmio Bibi Ferreira, que ocorre na terça (24), no Teatro Renault.


BLOQUINHOS

O ator e apresentador Tiago Abravanel foi conferir a abertura da mostra “DC Super Hereos - The Art Of The Brick“, na Oca do Ibirapuera, em SP, na quinta-feira (19). A promoter Carol Sampaio, o produtor 
cultural João Paulo Affonseca e a atriz Carolina Holanda também passaram por lá. 


CURTO-CIRCUITO

O Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto promove palestra sobre os efeitos da propaganda nazista. Nesta segunda (23), às 19h.

O documentário “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, dirigido por Jorge Bodanzky, estreia nesta segunda (23) em Bruxelas, na Bélgica. 

Mário Alves Reberhy ‘Ribahi’ inaugura a exposição “Encanto”, com parte da renda revertida para ONGs que cuidam de crianças refugiadas. Na terça (24), na rua Haddock Lobo, 1.151.

com BRUNA NARCIZOBRUNO B. SORAGGIGABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.