Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Aliados de Bolsonaro reclamam que Weintraub causa conflitos tentando adotar estilo do presidente

Mandatário da República sofre pressão para enquadrar o ministro da Educação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jair Bolsonaro está sofrendo pressão para enquadrar o ministro da Educação, Abraham Weintraub —parlamentares aliados já reclamaram dele e até integrantes da equipe de governo acreditam que o ministro cria conflitos e ruídos desnecessários tentando adotar o estilo do presidente da República.

DEIXA ELE 

Bolsonaro, até agora, tem demonstrado apreço por ele nas conversas com outros interlocutores. Não chega a defender as postagens do ministro nas redes sociais —mas elogia o desempenho dele em algumas áreas.

ROTA 

Uma medida de Bolsonaro, no entanto, surpreendeu até mesmo as pessoas mais próximas: a transferência da Secretaria da Cultura, que estava na pasta da Cidadania, para o ministério do Turismo —e não para o da Educação, como estava previsto.

CALMA 

A leitura é que o presidente não queria ideologizar ainda mais a área nem entrar em novos embates com o mundo artístico —o que fatalmente ocorreria se Weintraub comandasse a secretaria.

ANDAR 

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de vetar prisão depois de condenação em 2ª instância já tem impacto também entre pessoas de baixa renda. Levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro mostra que 27 réus sob sua responsabilidade deixaram de ser presos.

LINHA 

Das oito câmaras criminais do Tribunal de Justiça do Estado, cinco passaram a seguir a nova regra —que exige o trânsito em julgado do processo antes da prisão.

BOLSO 

O perfil do réu atendido pela Defensoria, lembra o órgão, “nada tem a ver com os endinheirados do colarinho branco”. São pessoas em situação de vulnerabilidade social e, “portanto, sem condições de pagar por sua defesa”.

AMPULHETA 

Já a juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté, que cuida do presídio de Tremembé, afirmou em despacho na terça (19) que aguardará a publicação do acórdão da decisão do STF antes de decidir pela libertação de um preso. 


 

A cantora Xenia França
A cantora Xenia França - Filipa Aurélio

PODER DA VOZ

A cantora Xênia França, que concorreu em duas categorias do Grammy Latino do ano passado, será uma das atrações do MIMO Festival, que acontece entre 22 e 24 de novembro em São Paulo; a baiana se apresentará no dia 23, na Praça das Artes, às 21h30. 


TOGA PRESA 

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), do MBL (Movimento Brasil Livre), solicitou que a Procuradoria-Geral da República peça o afastamento e a prisão do ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). 

DOSE ALTA 

O parlamentar diz que Toffoli abusou de sua autoridade ao determinar que o Banco Central enviasse cópias dos relatórios produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos —com dados sigilosos de 600 mil pessoas. Na segunda (18), Toffoli revogou a decisão

DOSE 2 

“Inexiste qualquer processo ou investigação sobre tão vultosa quantia de pessoas”, diz a representação protocolada por Kataguiri. O texto é assinado pelo advogado Rubinho Nunes representando o deputado. Dias Toffoli não respondeu até o fechamento desta edição.

FOLCLORE 

A celebração do bumba meu boi, no Maranhão, pode receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A candidatura, elaborada pelo Iphan, será avaliada entre os dias 10 e 12 de dezembro, na Colômbia.

LISTA VIP 

A festa se juntaria a cinco bens culturais brasileiros que já possuem esse título: o frevo, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Gráfica Wajãpi, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.

DAQUI...  

A atriz Thaila Ayala e o galerista Luis Maluf organizam a segunda edição do leilão beneficente para o projeto social Cidades Invisíveis. Neste ano, entrarão para o catálogo obras de artistas como Gian Luca Ewbank, Luiz Escañuela e Apolo Torres.

... PARA LÁ 

 O dinheiro arrecadado será revertido ao projeto, que capacita e cria oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade.

LANCE 

O hotel Tulip Inn Itaguaí, do Rio, que é da rede hoteleira BHG — Brazil Hospitality Group, vai a leilão no dia 25. O pregão online, no site da Sold Leilões, terá o valor inicial de R$ 51,7 milhões. A venda foi determinada em ação que tramita na 28ª Vara Cível do Rio de Janeiro.

HOMENAGEM 

O advogado e professor Otavio Luiz Rodrigues Jr., que integra o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), foi agraciado com o título de Cidadão Paulistano, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo.


NOITE DE APLAUSOS

O ator Tony Tornado foi o homenageado da 17ª edição do Troféu Raça Negra, entregue na Sala 
São Paulo, no centro da capital paulista, na segunda-feira (18). Os cantores Seu Jorge e Vanessa Jackson se apresentaram no evento.


CURTO-CIRCUITO

O advogado Fernando Gaspar Neisser lança o livro “Dolo e Culpa na Corrupção Política: Improbidade e Imputação Subjetiva”. Nesta quarta (20), às 18h, no STF.

Mauricio Pestana, diretor da revista Raça Brasil, fala sobre negros e narrativas. Nesta quarta (20), na Livraria do Comendador, às 11h.

A editora Liz McMillen debate o futuro da educação. Na quinta (21), na escola Concept de São Paulo.

com BRUNO B. SORAGGI, GABRIEL RIGONI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.