Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Alesp recorre ao STF para derrubar liminar que suspende reforma da Previdência de Doria

Tramitação do projeto foi suspensa na semana passada por decisão do TJ-SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Assembleia Legislativa de SP (Alesp) protocolou ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão da liminar do Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) que bloqueia a tramitação da reforma da Previdência estadual proposta pelo governo de João Doria (PSDB).

A liminar foi deferida pelo desembargador Alex Zilenovski na sexta (6), acatando pedido feito pelo deputado Emídio de Souza (PT) em um mandado de segurança. A Alesp recorreu na segunda (9), apresentando ao TJ-SP um agravo regimental contra a decisão.

Nesta quarta (11), Zilenovski manteve a liminar por mais quinze dias, dando prazo para que Emídio se manifeste. 

"Infelizmente, o relator, desembargador Alex Zilenovski, diretor da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), não compreendeu a importância para o povo paulista da discussão da reforma da previdência, não permitindo a deliberação do recurso contra a liminar pelo Órgão Especial", a Alesp em nota. 

"Diante deste fato, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) acaba de apresentar recurso ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli e aguarda decisão."

A discussão sobre a reforma da previdência dos servidores estaduais tem sido tensa na assembleia. A oposição alega que o governo pressiona para aprovar a pauta com pressa e sem o debate necessário. 

Na semana passada, os deputados Arthur do Val 'Mamãe Falei' e Teonílio Barba quase chegaram a trocar socos no plenário

O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, já informou que não levará nenhum outro tema à pauta do plenário até que o pedido de cassação seja deliberado. A Casa ainda precisa votar a proposta de Orçamento para 2020 antes que os deputados possam entrar em recesso parlamentar. 

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.