Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Clima de animosidade na Alesp em 2019 surpreende presidente de comissão de ética

'Dá vergonha', afirma a deputada Maria Lúcia Amary, que está em seu quinto mandato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O clima de animosidade na Assembleia Legislativa de SP no primeiro ano da atual legislatura surpreendeu a presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. “Passou dos limites”, afirma a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), que está em seu quinto mandato. 

RUSGA 

Ela se refere ao episódio no qual os deputados Arthur do Val (sem partido) e Teonílio Barba (PT) quase se socaram durante a discussão da reforma da Previdência. 

SURPRESA 

“Eu imaginava que teríamos problemas, até por conta da renovação da Casa, que trouxe um novo perfil de deputados [de direita radical]. Mas não achei que fosse chegar a essa gravidade antidemocrática. Esses ingredientes são novos”, diz Maria Lúcia. “Dá vergonha.” 

EXEMPLO 

Ela avalia que pelo fato de Arthur já ter sido advertido pelo conselho em outro episódio, “a reincidência” pode levar o relator que analisar uma eventual representação contra ele a sugerir uma penalidade mais grave —o que precisa ser votado pela comissão para ser aprovado.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.