Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Médicos da USP pedem fim de posto de conciliação para ações contra planos de saúde

Sala leva sigla da Associação Brasileira de Medicina de Grupo, que representa as operadoras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de médicos da Faculdade de Medicina da USP que estuda os planos de saúde divulgará um manifesto pedindo que o Tribunal de Justiça de SP (TJ-SP) desative um posto inaugurado no Fórum João Mendes, em novembro, para “incentivar a solução amigável entre beneficiários e operadoras” nos casos em que já exista processo.

LADO A 

A sala tem o nome de “Posto Abramge”, que é a sigla da Associação Brasileira de Medicina de Grupo. Ela representa as operadoras.

LADO B 

“A pessoa entra com uma ação e vai numa ‘sala Abramge’ conversar com a operadora? É o fim da picada”, diz o professor Mário Scheffer, que coordena o grupo de estudos da USP.

PARTE 

Segundo o levantamento da USP, 92% de 4 mil ações que chegaram ao Tribunal de Justiça de SP tiveram decisão favorável aos consumidores. “Não sei se numa ‘sala Abramge’ o resultado será o mesmo”, diz o médico.

VELOZ 

O TJ-SP diz que a medida visa agilizar o processo e beneficia “principalmente os autores da ação”, já que facilita a conciliação, “ato obrigatório do processo”. Em caso de fracasso, ele é enviado ao juiz, “que poderá julgar mais rapidamente”.

VELOZ 2

A Abramge diz que segue orientações propostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e que processos de conciliação estimulam as empresas “a buscarem acordos e soluções mais rápidas” em benefício dos consumidores.

VIP 

O governador de SP, João Doria (PSDB-SP), convidou Michel Temer para participar da reunião de seu secretariado na sexta (13).

Nove de seus auxiliares foram ministros do governo do ex-presidente.

CARIMBO 

Lurian Lula da Silva, filha mais velha do ex-presidente Lula, assume nesta quarta (11) oficialmente o cargo de assessora de imprensa do senador Rogério Carvalho. Ela vai morar em Aracaju, capital do estado dele.


QUERIDO CHEFE

Ex-ministros do governo de Michel Temer se reuniram em torno dele no restaurante Varanda, em SP, na segunda (9), para uma confraternização. Estavam lá Henrique Meirelles (Fazenda) e Carlos Marun (Secretaria de Governo), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Aloysio Nunes (Itamaraty) e o ex-presidente do STF Nelson Jobim. O publicitário Elsinho Mouco, o ex-deputado Heráclito Fortes e os ex-ministros Alexandre Baldy (Cidades), Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo), Torquato Jardim (Justiça), José Sarney Filho (Meio Ambiente), Ricardo Barros (Saúde) e Rossieli Soares (Educação) também estiveram lá. 


A MULTIDÃO

A estação de metrô do Brás recebeu 800 mil passageiros no sábado (7).

A região é o maior centro de comércio popular do país.

EM SÉRIE

A produtora Pródigo, de Beto Gauss, comprou os direitos do livro “Prisioneiras”, de Drauzio Varella, o terceiro de sua trilogia inaugurada com “Estação Carandiru”. Gauss produzirá uma série em parceria com Francesco Civita. O roteiro começa a ser preparado em janeiro.

LOUCURA 

“Quem representa a cultura no governo brasileiro enlouqueceu completamente”, diz Rodrigo Teixeira, produtor de “A Vida Invisível”, sobre a decisão da Ancine (Agência Nacional do Cinema) de cancelar a exibição do longa para seus funcionários. “Sou completamente contra qualquer tipo de censura. Acho um absurdo.”

SEM VOZ

A Ancine não se manifesta sobre o assunto.

FLUXO

As instituições Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Masp, Japan House SP, Centro Cultural Fiesp e Sesc Paulista, todas na avenida Paulista, atraíram 4,1 milhões de pessoas no ano passado. Os dados são de um levantamento encomendado pelo Itaú Cultural. 

FLUXO 2 

O público é composto em sua maioria por mulheres (55%), pessoas de 16 a 34 anos (70%) e que estudam ou estudaram em escolas públicas (58%). Do total, 52% frequentam as instituições em dias de semana e 48% aos sábados, domingos e feriados.

PASSA 

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) bateu o recorde de distribuição de direitos autorais em uma edição do Rock in Rio. No total, foram repassados R$ 9,4 milhões a compositores que tiveram suas músicas tocadas durante o evento neste ano —o que representa um aumento de 13% em relação à edição anterior, em 2017.

REPASSA 

O Ecad gravou 6.400 músicas durante as 309 apresentações do festival. As mais tocadas foram “We Will Rock You” e “Bohemian Rhapsody”, ambas do Queen, além de “Seven Nation Army”, do The White Stripes.

TELONA 

Os atores Antonio Pitanga e Camila Pitanga, pai e filha, serão os homenageados da 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento ocorre de 24 de janeiro a 1º de fevereiro na cidade mineira.


CURTO-CIRCUITO

A jornalista Miriam Rezende Gonçalves lança o livro “Alcântara”. Nesta quarta (11), na Livraria Cultura da Paulista, às 19h.

O Coral SuperARção, formado por 35 pacientes do setor de reabilitação pulmonar da FMABC, se apresenta nesta quarta (11) . 

A presidente da Spcine, Laís Bodanzky, palestra no Festival do Rio. Nesta quarta (11), às 15h30, no RioMarket. 

Pessy Gansburg lança o livro de culinária “Shabat: costumes e tradições judaicas”. Nesta quarta (11), às 17h, na loja One Up.

com BRUNO B. SORAGGI e VICTORIA AZEVEDO; colaborou BIANKA VIEIRA

Erramos: o texto foi alterado

O nome do produtor Beto Gauss foi grafado incorretamente como "Beto Grauss". A coluna também informou erroneamente que Gauss era diretor. O texto foi corrigido.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.