Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

PSOL pede que Congresso devolva MP que deixa trabalhador sem salário

Medida provisória permite que o funcionário fique até quatro meses sem trabalhar e sem receber salário do empregador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Fernanda Melchionna (PSOL-RS), vai protocolar no início da tarde desta segunda-feira (23) um ofício solicitando que os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, respectivamente, devolvam ao governo a medida provisória que suspende o contrato de trabalho por até quatro meses.

A medida provisória 927 permite que o funcionário fique até quatro meses sem trabalhar e sem receber salário do empregador. A MP foi publicada pelo presidente Jair Bolsonaro na noite de domingo (22), no Diário Oficial da União.

O partido afirma que mesmo com a decisão de Bolsonaro em revogar o artigo da medida provisória que permitia a suspensão dos contratos de trabalho por quatro meses, o ofício será encaminhado aos presidentes da Câmara e do Senado.

"Com a edição desta MP, o poder Executivo demonstra a sua absoluta incapacidade em gerir a crise sem precedentes pelas quais o país passa, oferecendo socorro unicamente às empresas, às custas da sobrevivência dos trabalhadores e trabalhadoras, o que não apenas é inadmissível, como inconstitucional, razão pela qual deve intervir positivamente o Congresso Nacional, por meio da devolução da medida", diz o documento.

Segundo a assessoria da sigla, todos os líderes da oposição vão assinar o documento.

"A MPV 927-2020, se implementada, pode causar um estado de colapso social sem precedentes na história do país, razão pela qual contamos com o apoio desta Presidência, para aprovação deste requerimento e remessa urgente à Presidência do Senado para que a medida seja imediatamente devolvida, por flagrantemente inconstitucional", diz o texto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.