Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Deputados do PSL vão protocolar pedido de impeachment contra Doria

Parlamentares acusam o governador de 'crimes de responsabilidade'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputados paulistas do PSL vão protocolar na quarta (22), na Assembleia Legislativa de SP, um pedido de impeachment contra o governador de SP, João Doria (PSDB).

O documento elenca 19 pontos em que os parlamentares alegam ter havido "ilegalidades, imoralidades e condutas pouco republicanas", acusando o tucano da prática de "crimes de responsabilidade".

A ação foi elaborada pelos deputados Gil Diniz, Douglas Garcia, Major Mecca, Frederico D'Ávila e Valéria Bolsonaro.

Entre os motivos apontados pelo texto estão "a utilização indevida e ilegal de bem público em desfavor da população", referindo-se ao episódio no qual Doria pediu a transferência de um helicóptero da Polícia Militar para uso do Palácio dos Bandeirantes, mas desistiu após questionamento.

O pedido de impedimento também cita o monitoramento da população do estado de SP por meio de parceria com empresas de telefonia --o governo está usando esses dados para acompanhar a adesão ao isolamento social pedido pelo Executivo municipal.

O texto ainda aponta a "montagem de hospital temporário de campanha com valor abusivo e desarrazoado", referindo-se aos leitos de campanha erguidos no complexo esportivo Constâncio Vaz Guimarães por R$ 42 milhões.

A assessoria de imprensa do governador João Doria afirma que "ele está dedicado a combater a pandemia do coronavírus que já matou 1.093 pessoas no estado".

"O entendimento é que não há espaço para picuinha partidária. Este momento de crise exige propostas eficientes e foco de todos os envolvidos para reduzir o número de mortos", segue a nota.

No começo deste mês, o senador Major Olímpio (PSL) também protocolou um pedido de impeachment contra Doria.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.