Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Hospitais de diferentes estados devem aderir a estudo de remédio citado por Pontes para Covid-19

Pesquisa, independente da que é feita por ministério, testa eficácia da nitazoxanida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma pesquisa para saber a eficácia da nitazoxanida no tratamento de pacientes com Covid-19 pode ter a adesão de seis novos hospitais de fora do estado de São Paulo.

INÍCIO

O estudo teve o aporte de R$ 2 milhões da FQM Farmoquímica, fabricante do vermífugo Annita (que tem a nitazoxanida como princípio ativo), e é independente dos testes com o mesmo medicamento anunciados pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

CALENDÁRIO

“A gente espera que em um espaço de poucos meses já tenhamos todos os resultados”, diz o médico Ricardo Sobhie Diaz, professor da Escola Paulista de Medicina e um dos coordenadores do trabalho. A pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

VOLUNTÁRIOS

O estudo teve início nesta semana com a adesão inicial de outros seis hospitais de SP, e selecionará 50 pacientes em estágio intermediário da doença (deficiência respiratória leve).

MÉTODO

Metade deles será tratada com placebo. A outra parte receberá a nitazoxanida em dose maior do que a vendida nas farmácias.

MEDICAÇÃO

Os objetivos da pesquisa são avaliar se o medicamento é seguro para pacientes que apresentam sintomas intermediários de Covid-19 e se ele produz a redução da carga viral ao mesmo tempo em que traz melhora clínica.

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.