Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Pesquisa brasileira de hidroxicloroquina passa por validação de cientistas estrangeiros nesta quarta (6)

Eles integram o comitê independente de segurança do trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os estudos sobre o uso da hidroxicloroquina para Covid-19 liderados por alguns dos mais conceituados hospitais brasileiros vão passar nesta quarta (6) pela validação de cientistas da Austrália e da Nova Zelândia. Eles integram o comitê independente de segurança da pesquisa.

LUPA 

Os cientistas vão se reunir com colegas brasileiros e dizer se o trabalho que eles realizam, com pacientes de quase cem hospitais, já tem respostas para a segurança e a eficácia do uso da droga.

RESPOSTAS  

As conclusões podem ser positivas —ou seja, a hidroxicloroquina funciona—, ou negativas.

EM FRENTE 

Um terceiro e mais provável caminho é a indicação de que o estudo deve seguir adiante pois ainda não teria tido tempo suficiente de apresentar respostas conclusivas para a questão. Ele iria, neste caso, até junho.

TEMPO 

“A ciência tem o seu tempo. Se já tivéssemos todas as respostas, como diria nosso patrono Albert Einstein, o que fazemos não se chamaria pesquisa”, diz Otávio Berwanger, diretor da Academic Research Organization, divisão de pesquisa clínica do hospital Albert Einstein.

TIME 

O estudo é liderado pela Coalizão Covid-19, integrada pelo Einstein e pelos hospitais HCor, Sírio-Libanês, Moinhos de Vento, BP, Oswaldo Cruz, pelo BCRI (Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica) e pela rede BRICNet.

LEITO 

Ele começou em março e já testa a droga em 700 pacientes hospitalizados com manifestações moderadas da doença ou em estado grave. A meta é chegar a 1.070.

TORCIDA 

A pesquisa é acompanhada com atenção máxima pelo governo federal. O ministro Nelson Teich, da Saúde, citou a pesquisa quando visitou Manaus, no domingo (3).

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.