Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Após dossiê de antifascistas, deputadas do PSOL pedem cassação de parlamentar bolsonarista

Douglas Garcia diz ter reunido informações pessoais de cerca de mil indivíduos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As deputadas estaduais pelo PSOL-SP Isa Penna e Mônica Seixas, porta-voz da Bancada Ativista, entraram nesta quinta-feira (4) com pedido de cassação do mandato do deputado bolsonarista Douglas Garcia (PSL-SP).

Garcia anunciou em suas redes sociais ter compilado, em um dossiê, nome de pessoas autodenominadas "antifas" (antifascistas). A documentação traria informações pessoais como nome, local de trabalho e foto de cerca de mil indivíduos.

O deputado estadual Douglas Garcia participa de sessão solene na Assembleia Legislativa de São Paulo - Mathilde Missioneiro - 25.out.2019/Folhapress

"Filtrando os antifas de outros Estados para encaminhar a deputados estaduais responsáveis para que tomem as devidas providências contra estes terroristas. Vamos criar uma rede de combate ao terrorismo", escreveu o deputado estadual.

Os mandatos do PSOL avaliam o ato como "um claro estímulo à perseguição das últimas manifestações em defesa da democracia do último domingo (31)".

A deputada Isa Penna ainda abriu uma representação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pedindo que seja investigada a origem de dossiê que tem sido divulgado nas redes sociais, supostamente o mesmo que teria sido consolidado por Douglas Garcia.

"Douglas Garcia coletou informações pessoais de pessoas ideologicamente diferentes dele e divulgou tais informações com um intuito de intimidação e violência", afirma a representação enviada ao MP-SP.

Na tarde desta quinta, o deputado bolsonarista negou que a lista seja a mesma entregue por ele às autoridades. "Essa é uma prática comum desses terroristas, isto é, a desinformação, afim de esconder seus crimes e criminalizar suas vítimas. Eu apenas entreguei um documento que recebi, afirmando claramente que seriam supostos integrantes de grupos antifas", afirmou.

Na segunda-feira (1º), o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito civil contra o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP) e Edson Salomão, presidente do Instituto Conservador e chefe de gabinete de Garcia, para investigar o uso de recursos públicos em suposto "gabinete do ódio" e na coleta de assinaturas para a criação do partido Aliança pelo Brasil, de Jair Bolsonaro (sem partido).

O órgão irá apurar suposta prática de atos de improbidade administrativa por parte de Salomão, sob ciência e apoio do deputado estadual, ao utilizar computadores, internet e serviços da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), em horário de expediente para promover manifestações de ódio contra figuras públicas nas redes sociais e divulgar postagens do Instituto Conservador.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.