Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Coronavírus

Governo Doria ameaça multar em até R$ 290 mil os serviços de saúde que não atualizarem número de vacinados

Plataforma foi criada para reunir os dados da campanha de vacinação contra a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo de João Doria (PSDB-SP) ameaça multar em até R$ 290 mil os serviços públicos ou privados de saúde que não atualizarem diariamente o número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus em uma ferramenta digital criada para o monitoramento da campanha.

A Secretaria de Estado da Saúde de SP está incomodada com o que seriam atrasos nas notificações, inclusive da Prefeitura de São Paulo. A administração municipal afirma, no entanto, que está em dia com as informações, tendo registrado já a aplicação de mais de 110 mil doses da Coronavac na cidade.

O secretário de Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, afirma que a atualização é fundamental para a rastreabilidade e o monitoramento das pessoas imunizadas.

O governo baixou uma resolução nesta sexta (29) reiterando a obrigatoriedade de que todos os serviços do SUS ou privados que abasteçam diariamente a Vacivida, ferramenta digital criada para o monitoramento da campanha.

As notificações devem ser nominais.

A secretaria afirma que os dados registrados e trafegados têm confidencialidade e inviolabilidade asseguradas, "como ocorre com outros sistemas de informação em saúde, conforme estipula a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)".​

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.